Eleições 2020

Ciro Gomes e Flávio Dino turbinam campanha de João Campos no Recife

Ciro veio pessoalmente ao Recife ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e gravou para o seu guia eleitoral. Já Dino também gravou vídeo de apoio publicado nas redes sociais de João

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 22/11/2020 às 21:18 | Atualizado em 22/11/2020 às 21:21
Rodolfo Loepert/Divulgação
João Campos, candidato a prefeito do Recife, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, em carreata por bairros da Zona Norte - FOTO: Rodolfo Loepert/Divulgação

O candidato a prefeito do Recife João Campos (PSB) teve a sua campanha reforçada nesse final de semana antes do segundo turno pelo vice-presidente do PDT, Ciro Gomes e o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ciro veio pessoalmente ao Recife ao lado do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi e gravou para o seu guia eleitoral. Já Dino também gravou vídeo de apoio publicado nas redes sociais de João. 

>> 'O Brasil inteiro está olhando para o Recife', diz Ciro Gomes em ato de apoio à João Campos

>> Governador do Maranhão, Flávio Dino, declara apoio a João Campos no 2º turno no Recife

Ciro e Lupi desembarcaram no Recife na manhã deste domingo (22) para participar de uma série de agendas. A primeira delas foi uma carreata pelo Brejo da Guabiraba, Nova Descoberta, Alto José Bonifácio e Alto Santa Terezinha, na Zona Norte da capital pernambucana. Eles estiveram ao lado do socialista e da candidata a vice-prefeita e correligionária de Ciro e Lupi, Isabella de Roldão (PDT).

João postou um vídeo nas suas redes sociais anunciando a chegada de Ciro, que fez uma declaração na mesma linha do que foi dito por ele no guia eleitoral de João, exibido no último sábado (21), onde classificou o Recife como a "capital política" do Nordeste. "40 por Recife, por Pernambuco e pelo Brasil. Olha lá, Recife. Vocês são a capital do Nordeste", afirmou Ciro. 

O candidato também mostra a presença de Carlos Lupi, que lembra do legado do pai de João Eduardo Campos, morto em 2014. "Estamos juntos. (Vamos) Trazer a sua vitória que é honrar Eduardo Campos com João Campos prefeito de Recife", pontuou o presidente do PDT.

Após a carreata, os dirigentes pedetistas seguiram para um almoço com o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), além de João e Isabella. Depois fizeram gravação para o guia eleitoral com os candidatos. Ao final da tarde, eles participaram de um ato com a militância da Frente Popular no comitê do vereador reeleito Rodrigo Coutinho (SD), na Zona Sul, acompanhados pelo presidente estadual do PDT e deputado federal Wolney Queiroz.

"O Brasil inteiro está olhando para o Recife e nós brasileiros precisamos muito que vocês ajudem. Não só a escolher um grande prefeito, mas ajudem a gente a colocar um ponto final na radicalização política, no ódio, na falta de respeito à moral popular", afirmou Ciro em discurso.

Ciro rejeitou a "desavença política" neste segundo turno da eleição do Recife, disputado entre João Campos e Marília Arraes (PT). Os dois têm subido o tom durante a campanha, especialmente nos debates que ocorreram na Rádio Jornal e na TV Clube. De um lado, João Campos explora o antipetismo com duras críticas ao PT e acusa Marília de falta de produtividade nos seus mandatos de vereadora e deputada federal, e do outro Marília Arraes diz que João é inexperiente e representa a gestão do PSB no Recife, segundo ela, ineficaz.

"Nós não podemos deixar que lambança política atrapalhe o nosso povo. E aí a grande questão é: está na hora da gente introduzir desavença política? Tensão política numa hora dessa? E essa é a grande importância de escolher uma pessoa, e eu não preciso falar de João Campos pra vocês. Eu posso falar, como brasileiro, da importância de João Campos como bom prefeito que será e tem obrigação de ser", disse Ciro.

Segundo defendeu o pedetista, é preciso prestar atenção ao pleito do Recife devido ao legado deixado por Eduardo Campos para o seu filho e por João representar uma renovação. "Posso dizer, como brasileiro, que todos nós estamos olhando para o Recife por duas razões: o Eduardo Campos, pai do João, a inspiração do João, quem preparou a vocação do João, morreu lutando pelo Brasil e João é como a gente devolver ao Eduardo a possibilidade melhorada, pois João é energizado pela juventude, pelas novas compreensões, pelas coisas extraordinárias que ele tem relevado na sua vida pública, já de forma muito brilhante", disse, entusiasmado.

João lembrou o fato de Ciro Gomes ter sido eleito prefeito de Fortaleza ainda com 29 anos. Ciro já havia ressaltado isso no guia, estabelecendo uma similaridade entre a trajetória dos dois. "Isso mostra a sua capacidade, mas mostra também que a juventude tem capacidade de entregar, de fazer bem feito, que a juventude não é um problema e pode ser uma virtude", afirmou o socialista.

Carlos Lupi também falou do legado de Eduardo. "João já nasceu pronto, pois conviveu ao lado do pai e eu o conheci. A política precisa disso, do amor ao pobre, da opção de fazer a política com transparência, com integridade. O João tem valores que aprendeu dentro de casa e servem de exemplo para a política que tem que se fazer. A política com seriedade, com honra. Você ao lado de Isabella, que tem a voz feminina que equilibra com a tua juventude", disse.

Já Isabella de Roldão lembrou das ações voltada para as mulheres propostas por João. "João me representa pois enxerga a capacidade que temos. A nossa discussão é pela igualdade. Estou aqui para fazer essa representação com respeito, coragem e igualdade", disse.

Flávio Dino

No vídeo do governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) em apoio a João, ele começa classificando a Região Nordeste como um "celeiro de novas lideranças, comprometidos com as causas populares e a construção de uma nova sociedade, mais justa, mais unida", afirma o governador do Maranhão.

Dino ressalta João Campos como um seguidor da escola dos ex-governadores Migue Arraes e Eduardo Campos, bisavô e pai, respectivamente. "João Campos é hoje um político preparado, ético e inovador, com capacidade para dialogar, sem perder de vista o seu compromisso com uma forma diferente de fazer a política. João tem tudo para levar o Recife para um novo patamar de desenvolvimento, justiça social e oportunidade para todos", afirma Dino.

Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem
Debate TV Jornal - Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) Que disputam o segundo turno das eleições no Recife - FOTO:Arte sobre fotos de Arnaldo Carvalho e Yacy Ribeiro/JC Imagem

Comentários

Últimas notícias