Eleições 2020

Ciro Gomes participa da campanha de João Campos neste domingo no Recife

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e vice-presidente Ciro Gomes, desembarcaram na capital pernambucana neste domingo (22) para uma série de agendas em apoio à candidatura de João Campos à Prefeitura do Recife

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 22/11/2020 às 15:41 | Atualizado em 22/11/2020 às 16:57
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Ciro Gomes (PDT) com João Campos (PSB) e Isabella de Roldão (PDT) durante a campanha do Recife - FOTO: RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO

Arte: JC
Eleições de 2020 - Arte: JC

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o vice-presidente, Ciro Gomes, desembarcaram no Recife na manhã deste domingo (22) para participar de uma série de agendas em apoio à candidatura de João Campos (PSB) à prefeitura. A primeira delas foi uma carreata por quatro bairros da Zona Norte da capital pernambucana ao lado do socialista, da candidata a vice-prefeita e correligionária de Ciro e Lupi, Isabella de Roldão (PDT). 

>> João Campos traz Ciro Gomes para reforçar campanha no Recife

>> No guia eleitoral de João Campos, Ciro Gomes reforça o apoio a sua candidatura e alfineta o PT: "Teve sua oportunidade"

João postou um vídeo nas suas redes sociais anunciando a chegada de Ciro. "Estamos aqui para começar a nossa andada na Zona Norte do Recife. Nosso amigo Ciro já chegou aqui", disse João Campos em uma postagem nas suas redes sociais na manhã deste domingo (22).

A declaração de Ciro no vídeo vai na mesma linha do que foi dito por ele no guia eleitoral de João, exibido no último sábado (21), onde classificou o Recife como a "capital política" do Nordeste. "40 por Recife, por Pernambuco e pelo Brasil. Olha lá, Recife. Vocês são a capital do Nordeste", afirmou Ciro neste domingo (22).

João também mostra a presença de Carlos Lupi, que lembra do legado do pai de João Eduardo Campos, morto em 2014. "Estamos juntos. (Vamos) Trazer a sua vitória que é honrar Eduardo Campos com João Campos prefeito de Recife", pontuou o presidente do PDT.

"Recife precisa dessa tropa aqui. A gente está junto e junta, tudo misturado, como diz meu querido Carlos Lupi, em prol do bem comum. Porque a gente está pelo coletivo", disse Isabella.

No trajeto de cerca de sete quilômetros, eles percorreram as ruas do Brejo da Guabiraba, Nova Descoberta, Alto José Bonifácio e Alto Santa Terezinha. Também estiveram presentes na carreata os vereadores Samuel Salazar (MDB), Almir Fernando (PCdoB) e Romerinho Jatobá (PSB).

Ciro e Lupi têm uma agenda cheia neste domingo, em especial um almoço com o governador Paulo Câmara (PSB), o prefeito do Recife Geraldo Julio (PSB), além de João e Isabella. 

Depois do almoço com o governador e o prefeito, eles fazem gravação para o guia eleitoral com os candidatos. Ás 17h, está prevista outra reunião com a militância, desta vez na Zona Norte. A agenda encerra à noite, às 19h, quando eles devem jantar com os representantes dos dois partidos, segundo informações do PDT.

Guia eleitoral

No guia eleitoral de João exibido nesse sábado (21), Ciro Gomes declara apoio ao socialista, a quem ele atribuiu como unificador da "juventude e garra com experiência", disse o pedetista. Ao longo do primeiro turno, João foi criticado por seus adversários por sua idade e pelo pouco tempo atuando no poder público. Ele foi eleito em 2018 para o seu primeiro mandato de deputado federal. Essa questão também é explorada por Marília Arraes (PT) no segundo turno. 

"Eu fui eleito prefeito de Fortaleza muito jovem, e consegui com muito trabalho ser o prefeito da capital mais bem avaliada do Brasil. E olha que o João, já tem a essa altura, muito mais experiência do que eu tinha na época. O trabalho dele sempre foi brilhante, não é só discurso. O importante nestes casos é ter bons projetos e equipe. Isso João, você sabe, tem de sobra", afirma Ciro no vídeo.

No vídeo de quase um minuto, o pedetista também tem espaço para alfinetar o PT, que segundo ele, já teve a oportunidade de administrar o Recife. O partido esteve à frente da PCR por 12 anos, sendo dois mandatos de João Paulo (hoje no PCdoB) e um de João da Costa (PT), e foi derrotado em 2012 por Geraldo Julio (PSB), atual prefeito. 

"Uma cidade como Recife, capital política do Nordeste, precisa continuar andando para frente, o que já passou, passou. O PT já teve sua oportunidade e está na hora de pensar no futuro das cidades e no futuro do Brasil. João Campos e Isabella de Roldão fazem parte desse futuro que começa agora", finalizou.

A ex-ministra Marina Silva (Rede) também vai gravar um depoimento de apoio à João a ser exibido na próxima semana. Na eleição de 2014, a Rede Sustentabilidade integrava a coligação do PSB que tinha Eduardo Campos como candidato à Presidência da República, e Marina era sua candidata à vice. Após a morte de Eduardo em agosto de 2014 em um acidente de avião em Santos, estado de São Paulo, ela passou a encabeçar a chapa. 

Alianças e rompimentos

O posicionamento do PDT na eleição de 2020 é diferente do adotado no pleito anterior, em 2018. Ciro era candidato à Presidência da República e buscava contar com o PSB na sua chapa. Mas uma acordo entre PT e PSB, que passou pela retirada da candidatura de Marília Arraes (PT) ao Governo do Estado, fez com que os socialistas adotassem a neutralidade na disputa, e Ciro acabou isolado. 

>> Ciro Gomes diz que PT e PSB degolam candidaturas por 'acordão'

Quando Marília Arraes foi rifada, o pedetista saiu em defesa dela. "Degolaram a cabeça de uma jovem militante de Pernambuco, Marília Arraes, pelo simples crime de ter, com os estímulos da burocracia do PT, apresentado uma ideia rebelde aos acordões de gabinete", disse, em agosto de 2018. 

Túlio Gadêlha

A vinda dos dirigentes pedetistas ocorre um dia após o deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) ter oficializado apoio à candidata a prefeita Marília Arraes (PT), adversária de João Campos no segundo turno da eleição do Recife. Túlio chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito, mas teve a sua candidatura rifada em nome de uma aliança entre PDT e PSB no Recife, concretizada a partir da indicação de Isabella de Roldão para a vice de João Campos. 

Quando anunciou sua desistência de concorrer ao pleito do Recife, Túlio indicou seu aliado, Rodrigo Patriota para a vice da chapa majoritária do PSB, nome rejeitado pelo PDT. O parlamentar, inclusive, perdeu o comando do PDT municipal. 

"Marilia é mais um ponto de convergência entre projetos políticos necessários para o futuro do pais. Estamos avançando nessa direção. Em São Paulo, Ciro e Lula estão juntos no palanque de Boulos. No Ceara, PT e PDT são aliados de primeira hora. Em Pernambuco, eu e Marilia temos muita esperança no futuro que virá. É hora de deixar as diferenças de lado e olhar o que, de fato, nos une. Porque a única forma de vencer o bolsonarismo e unindo o campo progressista no Brasil", afirmou Túlio pelas redes sociais. 

"Feliz de ter @tuliogadelha comigo nessa caminhada. O segundo turno é nosso!", disse Marília também nas redes sociais.

Carlos Lupi manifestou-se sobre o fato no Twitter, sem citar o nome de Túlio, e lembrou da aliança entre PDT e PSB desde o primeiro turno. "Qualquer posição de qualquer companheiro diferente desta é uma posição individual e que fere a decisão conjunta da direção municipal de Recife, endossada e apoiada pela direção nacional do PDT", afirmou Lupi. 

 

Rodolfo Loepert/Divulgação
João Campos, candidato a prefeito do Recife, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, em carreata por bairros da Zona Norte - FOTO:Rodolfo Loepert/Divulgação
Rodolfo Loepert/Divulgação
João Campos, candidato a prefeito do Recife, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, em carreata por bairros da Zona Norte na capital pernambucana - FOTO:Rodolfo Loepert/Divulgação
RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
João Campos, candidato a prefeito do Recife, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, em carreata por bairros da Zona Norte - FOTO:RODOLFO LOEPERT/DIVULGAÇÃO
Rodolfo Loepert/Divulgação
João Campos, candidato a prefeito do Recife, e Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, em carreata por bairros da Zona Norte - FOTO:Rodolfo Loepert/Divulgação
Arte: JC
Eleições de 2020 - FOTO:Arte: JC

Comentários

Últimas notícias