Eleições 2020

Veja ao vivo o debate do segundo turno do Recife com João Campos e Marília Arraes na TV Jornal

Encontro entre os candidatos começa às 11h20 e será transmitido nas redes sociais

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 24/11/2020 às 6:34 | Atualizado em 24/11/2020 às 11:19

Faltando pouco menos de uma semana para o segundo turno, marcado para o próximo domingo (29), o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) oferece mais um apoio para o eleitorado recifense. Com a proposta de ajudar os cidadãos a decidirem o voto, a TV Jornal realiza hoje, às 11h20, mais um debate com os candidatos à Prefeitura do Recife. João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) estarão frente a frente para discutir propostas e soluções para o município.

“Será um debate a poucos dias da eleição e pode definir o rumo da campanha. Toda a nossa equipe está engajada em fazer um debate de sucesso, assim como ocorreu no primeiro turno, quando batemos recordes de audiência na TV aberta e nas plataformas digitais. Esta é a hora de o eleitor ver os candidatos cara a cara, suas propostas e ideias para a cidade”, reflete a diretora de Jornalismo da Rádio e TV Jornal, Mônica Carvalho.

A mediação do debate será feita por Leandro Oliveira. No total, a transmissão estará divida em cinco blocos, começando com a fala de ambos os candidatos, que terão que dizer por que querem ocupar a Prefeitura. No segundo e terceiro blocos, João Campos e Marília Arraes farão perguntas diretas entre si, algumas com temas livres e outras com temas definidos, sorteados na hora pelo mediador. Na etapa seguinte, os jornalistas do SJCC farão perguntas sobre diversos assuntos. Já no último bloco, os candidatos fazem suas considerações finais.

Nesta reta final, a corrida pelo cargo fica ainda mais acirrada. No 1º turno, João Campos, que teve 233.028 votos (29,17%), levou a melhor com uma diferença de apenas 9.780 eleitores. Já Marília Arraes ficou em segundo lugar, com 223.248 (27,95%) dos votos válidos. Diante da proximidade dos cenários, a cientista política Priscila Lapa enxerga o debate como um caminho mais simples para o cidadão confirmar sua escolha.

“O debate serve como um ‘atalho’ de informações para o eleitor, porque ele condensa aquilo que vem sendo trabalhado nos programas dos candidatos e alimentado nas redes sociais. As pessoas que não acompanham esse dia a dia têm no debate a oportunidade de saber o que pensam
e como se expressam esses candidatos. Aquele que já tomou a decisão usa o debate para confirmar seus argumentos. Os indecisos têm a oportunidade de avaliar o desempenho de cada um deles e fazer uma escolha. Elementos emocionais também são acionados e isso é importante para gerar o envolvimento do eleitor”, pontua Lapa.

João Campos também enxerga o momento como uma ótima oportunidade para expor propostas da campanha. “Mais uma vez, farei questão de fazer um  debate sobre o nosso projeto e nossas propostas para o Recife. Será um momento para discutirmos a cidade e para a população comparar as candidaturas. Tenho certeza de que será mais uma oportunidade de apontar o caminho que, junto com o nosso povo, queremos trilhar”, resume.

Marília Arraes ressalta o valor democrático da transmissão. “O debate na TV Jornal será muito importante para mostrarmos aos recifenses qual o melhor projeto de cidade para os próximos anos. Nossa campanha foi construída ao lado da população e esse espaço será uma grande oportunidade de falarmos, mais uma vez, com os recifenses. Assim como no primeiro turno, a TV Jornal está concedendo esse espaço tão importante para a democracia”, finaliza.

O debate na TV Jornal começa às 11h20 e poderá ser acompanhado pela internet, através dos sites oficiais (Rádio Jornal, TV Jornal, NE10 e JC), perfis no Facebook e canais do YouTube de todos os veículos do SJCC. Os jornalistas Igor Maciel e Jamildo Melo também participam: nos intervalos, eles analisam, nas plataformas digitais, o desempenho dos candidatos e a repercussão nas redes sociais.

Comentários

Últimas notícias