O guia eleitoral do candidato a prefeito pela Frente Popular do Recife, o deputado federal João Campos (PSB), foi dedicado as promessas direcionadas às mulheres. O vídeo, veiculado nesta quinta-feira (26), inicia com a decisão da Justiça Eleitoral que retirou do ar a propaganda da candidata do PT, Marília Arraes, em que acusava a campanha socialista de machismo. Entre os depoimentos de lideranças políticas e parlamentares mulheres de diversos partidos (PDT, PCdoB, PSDB e PP), a ex-candidata a presidência Marina Silva, declarou seu apoio a Campos.
>>Datafolha: No Recife, Marília Arraes tem 43%; João Campos, 40%
>> Urnas eletrônicas começam a ser distribuídas nesta sexta-feira (27) no Recife e em Paulista
"Nesse momento de tantos desafios para a vida do nosso povo, mais do que nunca é necessário compromisso com a democracia e o diálogo com a base no programa de governo com propostas e ideias. João Campos tem esse compromisso. Sensibilidade e inovação bom para o Recife, bom para o Brasil", declarou a ex-senadora da Rede Sustentabilidade.
>>Em encontro com ONGs, João Campos promete implantar abrigo de rua para animais em situação de risco
A candidata a vice prefeita Isabella de Roldão (PDT), também apareceu no programa eleitora, mencionando algumas promessas feitas por eles e afirmando que, "tem propostas reais para as mulheres, como nenhuma outra candidatura possui". "João Campos é homem ousando e sugerindo propostas reais para as mulheres. É esse mesmo João que assume o compromisso de entregar 50 mil títulos de propriedade, no nome prioritariamente das mulheres. É esse mesmo João, candidato a prefeito, que reforça que o crédito popular prioritariamente será dado as mulheres", declarou em vídeo, ressaltando também a promessa de que os cargos de liderança da Prefeitura do Recife deverão ser 50% ocupado por mulheres.
Segundo o candidato do PSB, a luta pela igualdade de gênero não é só das mulheres, mas de toda sociedade. "Todo mundo que entende que a igualdade deve ser um pilar na nossa vida. Eu tive oportunidade, como deputado, meu primeiro projeto de lei aprovado com um conjunto de deputados e deputadas foi uma melhoria na Lei Maria da Penha", destacou. A matéria garante a apreensão dar arma do agressor, no caso de posse ou porte de arma.
AGENDA
A três dias da eleição do segundo turno, os compromissos de campanha seguem intensos. Nesta quinta-feira (26), o candidato a prefeito João Campos visitou às comunidades da Vila São Miguel, em Afogados, e do Vietnã, nos Torrões, para apresentar propostas e ouvir as demandas dos moradores.
“Queremos que as pessoas vejam os detalhes das nossas propostas. São compromissos assumidos para a diminuição da desigualdade, mas sempre com responsabilidade e viabilidade. Quando a gente define uma ação, a gente faz o cálculo e sabe como vai ser executado. De onde vem o recurso”, destacou Campos. “Estamos aqui para discutir e elaborar com vocês o futuro da nossa cidade. Temos a humildade de escutar as pessoas que mais entendem e conhecem do Recife, que são os próprios recifenses”, acrescentou.
Pela manhã, o prefeiturável visitou os mercados públicos de Afogados e São José. Ele aproveitou para realizar panfletagem nos espaços e conversar com comerciantes e visitantes reforçando algumas propostas de campanha já apresentadas.
“Nosso compromisso é melhorar a vida das pessoas. Vamos melhorar a qualidade de vida dos recifenses. Para isso, criamos propostas que são importantes para o futuro do Recife. Uma delas é o Crédito Popular, que a partir do próximo ano vai conceder até R$ 3 mil de forma desburocratizada para que o recifense possa iniciar ou retomar sua atividade econômica. Serão até 10 mil pessoas beneficiadas por ano, já a partir do primeiro semestre do próximo ano. Temos também propostas para melhorar a educação no Recife, que é mola propulsora do combate às desigualdades sociais”, comentou João Campos.
UNICAP
Nesta quarta-feira (25), o candidato se reuniu com o reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, e professores da instituição responsáveis pelo plano Centro Cidadão, desenvolvido pela própria Unicap.A iniciativa da universidade tem um raio-X da cidade, apontando uma série de panoramas de intervenções urbanísticas que impactam na melhoria do Recife.
De acordo com o representante da instituição, Padre Pedro Rubens, com o plano é possível observar a cidade e tornar a entidade uma aliada da gestão pública na busca por soluções de problemas urbanos. João Campos recebeu o plano e parabenizou a instituição, reforçando que a proposta dialoga com as diretrizes da sua campanha. Ele aproveitou a oportunidade para destrinchar a iniciativa de criar o Escritório de Projetos, que vai planejar com entidades de ensino a viabilidade da execução de projetos desenvolvidos pelas universidades.
“Com isso, a gente une a capacidade de ensino às demandas da cidade para poder avançar mais. Em outras áreas também faremos isso, vamos aumentar a área de formação tecnológica da cidade, para garantir a empregabilidade dos jovens”, afirmou. A proposta de João tem como objetivo criar uma parceria com as universidades para que estudantes de diversas áreas de conhecimento possam contribuir com projetos para a cidade.
Também participaram do encontro o pró-reitor administrativo Márcio Waked, as professoras Andréa Câmara (diretora da Unicap Icam International School), Paula Maciel ( coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo e Clarissa Duarte , além do chefe de gabinete da reitoria, Rodrigo Pellegrino.
Comentários