ELEIÇÕES 2020

Eleições 2020: Ibope não realizará pesquisas de boca de urna no segundo turno

Na última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) apareciam com 50% dos votos válidos cada

Estadão conteúdo e JC
Cadastrado por
Estadão conteúdo e JC
Publicado em 29/11/2020 às 16:58
Fotos: Jailton Junior e Wellington Lima/ JC Imagem
Marília Arraes (PT) e João Campos (PSB) disputam o segundo turno das eleições no Recife - FOTO: Fotos: Jailton Junior e Wellington Lima/ JC Imagem

O Ibope não vai realizar pesquisas boca de urna em nenhuma cidade do País neste segundo turno, informa a assessoria de imprensa do instituto. Não há justificativa oficial para a decisão até o momento.

Apesar disso, ainda consta registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de realização de pesquisas do Ibope no Recife e Porto Alegre, por exemplo. A assessoria esclarece que o registro não obriga a realização do levantamento.

Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo

Na última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), que disputam a Prefeitura do Recife no segundo turno das eleições municipais, tinham percentuais de intenção de votos exatamente iguais. Divulgado ontem (28), o levantamento apontava 50% para cada. Os números referem-se aos votos válidos, que correspondem à proporção de votos que o postulante recebeu sobre o total de votos, menos os brancos, nulos e indecisos.

A terceira rodada da pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio e pela Rede Globo ao Ibope foi feita presencialmente entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.204 votantes do Recife e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 02002/2020.

Comentários

Últimas notícias