O Ibope não vai realizar pesquisas boca de urna em nenhuma cidade do País neste segundo turno, informa a assessoria de imprensa do instituto. Não há justificativa oficial para a decisão até o momento.
- Ministério Público de Pernambuco determina prisão de 46 eleitores em Paulista por prática de boca de urna
- TSE: 604.098 mil justificaram ausência via e-Título
- Voto impresso "coloca em xeque" atual sistema eleitoral, diz Maia em resposta a Bolsonaro
- Tribunais eleitorais fazem auditoria das urnas em dia de votação
- Bolsonaro fala em fraude em eleições americanas sem apresentar provas
- Acompanhe ao vivo a apuração dos votos do segundo turno em Paulista
Apesar disso, ainda consta registro no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de realização de pesquisas do Ibope no Recife e Porto Alegre, por exemplo. A assessoria esclarece que o registro não obriga a realização do levantamento.
Pesquisa Ibope/JC/Rede Globo
Na última pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, os candidatos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT), que disputam a Prefeitura do Recife no segundo turno das eleições municipais, tinham percentuais de intenção de votos exatamente iguais. Divulgado ontem (28), o levantamento apontava 50% para cada. Os números referem-se aos votos válidos, que correspondem à proporção de votos que o postulante recebeu sobre o total de votos, menos os brancos, nulos e indecisos.
A terceira rodada da pesquisa encomendada pelo Jornal do Commercio e pela Rede Globo ao Ibope foi feita presencialmente entre os dias 27 e 28 de novembro de 2020. Foram entrevistados 1.204 votantes do Recife e a margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança do estudo é de 95%, o que quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) sob o protocolo Nº PE 02002/2020.
Comentários