parceria exterior

Paulo Câmara recebe novo embaixador da Argentina e apresenta potencialidades de Pernambuco

O embaixador argentino pretende intensificar parcerias com o Estado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 02/12/2020 às 18:01 | Atualizado em 02/12/2020 às 18:53
ALUÍSIO MOREIRA/SEI
Governador Paulo Câmara (PSB) recebe novo embaixador da Argentina - FOTO: ALUÍSIO MOREIRA/SEI

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu o novo embaixador da Argentina, Daniel Osvaldo Scloli, no Palácio dos Campos das Princesas nesta quarta-feira (2). Segundo a assessoria do governador, o embaixador pretende intensificar a parceria comercial da Argentina com o Porto de Suape, já que o Estado é um dos principais destino e firmar intercâmbio entre a TV Pública da Argentina com a TV Pernambuco.

O governador apresentou as potencialidades do Estados nos polos automobilísticos, gesseiro, de confecções e de fruticultura irrigada, além de mostrar a excelência da região para negócios e investimentos. Paulo Câmara destacou a importância de parcerias que possam beneficiar o crescimento econômico, cultural e turístico de Pernambuco.

>> Oposição tenta barrar pacote de Paulo Câmara na Comissão de Finanças

O socialista ressaltou a oportunidade de firmar entendimentos que buscam parcerias em áreas importantes entre Pernambuco, Nordeste e Argentina. "Seja no aspecto econômico, seja na questão cultural ou no turismo. Já temos parcerias na educação, através do Programa Ganhe o Mundo, por exemplo. Então, foi uma conversa muito produtiva e, com certeza, vários frutos serão colhidos no futuro entre o povo de Pernambuco e o povo argentino".

Estudo realizado pela Forward Keys, empresa global que trabalha com antecipação de demanda, revelou que Pernambuco segue à frente na preferência dos vizinhos sul-americanos em relação a Estados como Santa Catarina (47,8%), Rio de Janeiro (23%), São Paulo (16,5%) e Bahia (8,1%).

Por sua vez, o presidente da Empetur, Antônio Peres Neves Baptista, falou da importância da parceria com a Argentina para o turismo de Pernambuco, já que o País é "o principal emissor internacional de turistas para Pernambuco". "Com cerca de 120 mil somente no ano passado. Isso faz com que Pernambuco se torne um dos principais destinos atrativos para os nossos vizinhos também. Temos um trade preparado que, aliado à riqueza das nossas praias e ao patrimônio histórico imaterial, nos torna um destino competitivo. Estamos trabalhando para, após a covid-19, mostrar que Pernambuco é um destino seguro".

A implantação da Câmara Brasil Argentina de Comércio, Turismo, Cultura e Serviço (Cambrar), no Recife, em julho de 2017, permitiu que as relações entre Pernambuco e Argentina recebessem um incentivo extra. A iniciativa se deu após os números positivos apresentados no ano anterior, quando US$ 1 bilhão foi movimentado na soma de importações e exportações entre Brasil e Argentina.

Suape, atualmente, tem conexão direta com o Porto de Zárate, a 90 quilômetros de Buenos Aires, capital argentina. O principal produto que chega a Pernambuco vindo da Argentina pelo Porto de Suape é o trigo com destino ao moinho da Bunge. Das 100 empresas argentinas que estão no Brasil gerando mais de US$ 8 bilhões de faturamento e 40 mil postos de trabalho, dez estão em terras pernambucanas.

Comentários

Últimas notícias