Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

Brasília

Nomeação do pernambucano Gilson Machado para o Ministério de Turismo é publicada no Diário Oficial

Machado Neto vai para o lugar de Marcelo Alvaro Antônio, que foi exonerado

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/12/2020 às 6:49 | Atualizado em 10/12/2020 às 9:40
ALAN SANTOS/DIVULGAÇÃO
Jair Bolsonaro e Gilson Machado Neto - FOTO: ALAN SANTOS/DIVULGAÇÃO

A nomeação do pernambucano Gilson Machado para o Ministério do Turismo foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (10). Ele assume a vaga deixada por Marcelo Álvaro Antônio, que foi exonerado do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A nomeação e a exoneração saíram juntas no Diário Oficial. Gilson estava na direção da Embratur e cederá o lugar para Carlos Alberto Gomes de Brito.

Leal amigo do presidente, Gilson Machado Neto é pernambucano, veterinário de formação e sempre reforça em seus discursos públicos o orgulho de ser "sanfoneiro". O novo ministro já foi integrante de uma banda de forró nos anos 2000. Machado Neto também é dono de uma pousada em área de proteção ambiental no Litoral Norte de Alagoas, já tendo sido multado em R$ 3.500 por instalar barracas em área proibida e descumprir regras de turismo sustentável. Quando o caso veio à tona, no ano passado, no momento que ele assumia a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), o analista ambiental que o multou foi exonerado da chefia da área de proteção ambiental da Costa dos Corais.

 

Gilson Machado Neto é conhecido, ainda, por acompanhar o presidente em viagens pelo Brasil e por ser figura constante nas “lives” presidenciais, em que costuma tocar sanfona.

À frente da Embratur, Gilson Machado Neto capitaliza como um dos seus grandes feitos a liberação de vistos para visitantes estrangeiros, como norte-americanos, canadenses, australianos e japoneses. Também é defensor do funcionamento de cassinos no Brasil e do retorno de navios de cruzeiro a Fernando de Noronha, além da instalação de naufrágios artificiais para a prática de mergulho na costa brasileira.

No início deste mês de novembro, durante o Visit.Pernambuco Travel Show, em Porto de Galinhas, disse que o governo não tem um plano B para a segunda onda da covid-19 e que "torce e reza" para o fim da pandemia e chegada da vacina.

TRAJETÓRIA

Machado Neto é aliado de Bolsonaro desde a campanha presidencial e participou da equipe de transição. Antes de ser nomeado presidente da agência de fomento ao turismo, atuava como secretário nacional de Ecoturismo e Cidadania Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente, onde também exerceu o cargo de secretário de Florestas.

Ao dar posse a Gilson na Embratur, no ano passado, Bolsonaro disse que a escolha era ousada. “Estamos ousando com o Gilson. Uma pessoa de palavra fácil, fala a linguagem do povo. Não é apenas sanfoneiro, o seu currículo, a sua vivência e sua vontade de trabalhar superam qualquer dificuldade que porventura ele possua”, declarou o presidente à época.

No fim de junho, Machado Neto ganhou notoriedade depois de tocar “Ave Maria” na sanfona durante uma transmissão ao vivo do presidente. A música foi uma homenagem às vítimas da covid-19. Naquele dia, 25 de junho, o País registrava mais de 55 mil mortes pelo novo coronavírus. Ele chegou a dar aulas do instrumento ao presidente.

Gilson também participou da criação do Aliança pelo Brasil, partido que o presidente e seus filhos tentam criar. Na noite de terça-feira (8), ele esteve no lançamento do Instituto Conservador-Liberal do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Confira abaixo o decreto de Jair Bolsonaro

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I, da Constituição, resolve:

EXONERAR, a pedido,

MARCELO HENRIQUE TEIXEIRA DIAS do cargo de Ministro de Estado do Turismo.

Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso I e XXV, da Constituição, resolve:

NOMEAR

GILSON MACHADO GUIMARÃES NETO, para exercer o cargo de Ministro de Estado do Turismo, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa.

Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, tendo em vista o disposto no art. 9º, inciso I e parágrafo único, do Decreto nº 10.172, de 11 de dezembro de 2019, resolve:

NOMEAR

CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO, para exercer o cargo de Diretor-Presidente da Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, com mandato de quatro anos, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa.

Brasília, 9 de dezembro de 2020; 199º da Independência e 132º da República.

JAIR MESSIAS BOLSONARO

Comentários

Últimas notícias