SECRETARIADO

Nomes de partidos aliados cotados para integrar secretariado de João Campos começam a ganhar força

Lista com todos os secretários do Executivo municipal deve ser anunciada nesta quarta-feira (30)

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 29/12/2020 às 17:59
EDMAR MELO / ACERVO JC IMAGEM
SEGURANÇA Murilo Cavalcanti, do MDB, continuará na secretaria - FOTO: EDMAR MELO / ACERVO JC IMAGEM
Leitura:

Matéria atualizada no dia 30/12/2020 às 19h41

Ao ser eleito com uma das três maiores frentes de partidos aliados do país, o futuro prefeito do Recife, João Campos (PSB), terá que mostrar habilidade na articulação política para equacionar os quadros técnicos e aqueles que possam contemplar os espaços das legendas que formam sua base de apoio. Desde o domingo (27), Campos tem utilizado as redes sociais para divulgar os primeiros nomes escalados para compor o secretariado, que terá 18 pastas, uma a menos que a atual gestão do prefeito Geraldo Julio.

>> João Campos escolhe Maíra Fischer para a Secretaria de Finanças do Recife

>>Com folga na votação, reforma administrativa e reestruturação das Zeis são aprovadas na Câmara do Recife

"A montagem de um novo governo que contemple os partidos que formam a base, é muito complexa. Não é apenas aceitar uma indicação, existe uma articulação não só do Executivo, mas de grupos políticos. Tanto, que os nomes anunciados até aqui possuem uma ligação próxima com o prefeito eleito e com o PSB", observa um socialista, em reserva. Paralelamente, as tratativas com os partidos aliados ocorrem a todo vapor. Há expectativa de que a lista dos secretários seja anunciada nesta quarta-feira (30).

No MDB,  recondução do secretário Murilo Cavalcanti, à frente da Secretaria de Segurança Urbana, conforme antecipada pelo JC, foi confirmada pelo prefeito eleito. A pasta, inclusive, na proposta da reforma de reforma administrativa formulada por João Campos, é apresentada como Secretaria de Segurança Cidadã. Murilo tem seu trabalho reconhecido através da implementação do Compaz, modelo que será ampliado conforme promessa feita pelo prefeito eleito durante a campanha.

"Especialista em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão.E ainda experiência em urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social, Murilo segue no comando da pasta que, na nossa gestão, reforçará ainda mais as ações de prevenção e garantia da cidadania", declarou Campos, através do Twitter.

Outros nomes emedebistas também foram colocados à mesa, como o do vereador Samuel Salazar, que deverá assumir a liderança do governo na Câmara Municipal do Recife. O primeiro suplente do senador Jarbas Vasconcelos, Fernando Duere, também seria outra opção colocada à disposição, mas teria declinado sobre essa possibilidade.

Desmembrada da Secretaria de Cultura e Lazer, a Secretaria de Esportes tem seu titular já dado como certo, o vereador Rodrigo Coutinho, do partido Solidariedade. O espaço se dá em reconhecimento a sua atuação durante a campanha, e também abre vaga para o candidato a vereador Professor Mirinho (SD), na primeira suplência. Havia uma expectativa de que a secretaria pudesse ficar na cota do PSB, por meio de uma indicação do deputado federal Felipe Carreras.

Em suas redes sociais, Carreras postou uma homenagem com os quadros que compõem a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, que tem a secretária Ana Paula Vilaça cotada para permanecer na gestão.

Do PDT, João anunciou o nome da advogada e ex-candidata ao Senado Adriana Rocha para comandar a pasta de Trabalho e Qualificação. Durante as costuras, foi levantada a possibilidade de que a vice-prefeita, Isabella de Roldão (PDT), viesse a ocupar também uma secretaria.

Nos bastidores, Adriana foi vista como uma peça importante no imbróglio envolvendo Isabella de Roldão e o deputado federal Tulio Gadêlha (PDT), que chegou a retirar seu nome como pré-candidato a prefeito do Recife, depois apresentou o nome do enfermeiro Rodrigo Patriota para compor a chapa do PSB, mas acabou sendo rifado pelo partido. A Secretaria de Habitação - que tinha Isabella como titular até se desincompatibilizar do cargo, e hoje é gerida pela arquiteta Ana Paula Lins, também indicação do PDT - e a Secretaria da Mulher, estão no radar dos pedetista.

Já no PSD, os nomes ventilados são os de Andréa de Paula Travassos, coordenadora do PSD Mulher de Pernambuco. E Maria Claudia de Paula, que foi diretora da Empetur na gestão do ex-governador Eduardo Campos. O presidente estadual do PSD, o deputado federal André de Paula, nega que já tenha conversado com João Campos sobre as possíveis indicações do partido e que caberá ao prefeito eleito definir os seus secretários municipais. 

PRIMEIROS NOMES

O prefeito eleito do Recife, João Campos, segue anunciando seu time de secretários através das redes sociais. Nesta terça-feira (29), a economista Maíra Fischer foi oficializada para a Secretaria de Finanças. Ela, que integra a equipe de transição de governo, é formada em Ciência Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Gestão pela UAB Portugal, e secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico do Estado. 

 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Joa?o Campos (@joaocampos)

O jornalista Gilberto Prazeres, será a partir do dia 1º de janeiro de 2021, o chefe do Gabinete de Imprensa do Recife. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, ele foi secretário executivo de Imprensa do Governo de Pernambuco, quando saiu do cargo para chefiar a assessoria de comunicação da campanha de João Campos. 

Nesta segunda-feira (28), conforme antecipado pelo JC, a secretaria Ana Rita Suassuna, permanece no comando da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos.  Para a Secretaria de Planejamento e Gestão do Recife, o escolhido foi o economista Felipe Martins Matos, que tem carreira com foco em gestão na iniciativa privada. 

Atual diretora da Emlurb, a engenheira Marília Dantas, assumirá a Secretaria de Infraestrutura. E o jornalista e professor Ricardo Mello será o novo secretário de Cultura. Elencado como duas das principais áreas a partir desta nova gestão, Saúde e Educação foram os primeiros quadros a serem divulgados. A sanitarista Luciana Albuquerque e o secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, são os nomes oriundos do Governo do Estado.

GERALDO JULIO

Dado como certo no Governo do Estado, o prefeito Geraldo Julio tem seu nome cotado para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no lugar de Bruno Schwambach, que poderá retomar projetos na iniciativa privada. A ideia de gerir a pasta faz parte da leitura de que Geraldo precisa apresentar bons resultados até 2022, ao mesmo tempo em que preserva sua imagem de possíveis desgastes. O socialista é um dos principais quadros apontados para suceder o governador Paulo Câmara.

“Existe uma forte possibilidade, de fato, de Geraldo vir para o governo, mas não será algo de imediato. Ele encerra o mandato no dia 31 de janeiro e depois tirará um período de descanso. O governador tem tido muito cuidado ao tratar destas mudanças, que devem entrar pelo mês de janeiro”, comenta um socialista, em reserva.

A chefia de gabinete do governador, que estará vaga a partir do dia 1º de janeiro, quando Milton Coelho, assume uma cadeira na bancada federal da Câmara dos Deputados, e a Secretaria de Planejamento e Gestão, caso Alexandre Rebelo assuma a pasta de Educação deixada por Fred Amâncio ao ir para o Executivo municipal, não são possibilidades totalmente descartadas sobre o futuro do atual prefeito do Recife.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
O prefeito eleito João Campos, tomará posse no dia 1º de janeiro - FOTO:BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS / ACERVO JC IMAGEM
Adriana Rocha foi o nome escolhido para representar o PDT - FOTO:GUGA MATOS / ACERVO JC IMAGEM

Comentários

Últimas notícias