Câmara Municipal do Recife

'A gente conversou para entrar em um consenso', diz Romerinho Jatobá sobre eleição da Mesa Diretora

Agora, a disputa será entre Romerinho e o vereador Ivan Moraes (PSOL), que representa uma esquerda opositora a João Campos

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 30/12/2020 às 18:50
CARLOS LIMA/CMR DIVULGAÇÃO
O 1º secretário Romerinho Jatobá (PSB) informou que conversou com o presidente Eduardo Marques (PSB) e entraram num consenso - FOTO: CARLOS LIMA/CMR DIVULGAÇÃO
Leitura:

Após o cenário de bate-chapa do PSB para ocupar a presidência da Câmara Municipal do Recife, o vereador e 1º secretário Romerinho Jatobá (PSB) afirmou, nesta quarta-feira (30), que houve consenso e seu nome é o cotado para o cargo. Agora, a disputa será entre Romerinho e o vereador Ivan Moraes (PSOL), que representa uma esquerda opositora a João Campos. A reportagem do JC procurou o atual presidente Eduardo Marques (PSB), que também havia anunciado que disputaria a cadeira da presidência pela terceira vez, mas não obteve retorno.

>> Eleição para Mesa Diretora da Câmara do Recife deixa PSB dividido; esquerda opositora também disputará 

Jatobá reafirmou que é de praxe a Casa ir para a eleição já com acordos internos estabelecidos sobre quem disputará o cargo justamente para que não haja o bate-chapa. No entanto, Eduardo Marques havia anunciado seu nome em sessão extraordinária na terça-feira (29). "Houve um acordo. A gente (ele e o presidente Eduardo Marques) conversou para entrar no consenso em torno do nome da gente. Eduardo possivelmente vai tirar o desejo dele. Foi conversado também dentro do partido (com o presidente do PSB-PE Sileno Guedes) e vai ser dessa forma".

Romerinho também falou que a composição da Mesa ainda está sendo discutida e não há previsão para que o nome de Eduardo Marques esteja posto para compor alguma cadeira.

>> Romerinho Jatobá deverá ser o novo presidente da Câmara do Recife na próxima legislatura

Na terça, o presidente afirmou que já teria conversado com diversos vereadores e vereadoras que estão na Casa e também os novos eleitos que se manifestaram "simpáticos pela nossa candidatura". "Mais uma vez, coloco-me à disposição dos meus pares para continuar essa administração exitosa e comprometida com meus ideais públicos e esperança do povo recifense".

A eleição da Mesa Diretora acontece a cada dois anos, de acordo com o regimento interno. O próximo presidente vai assumir a cadeira para o biênio 2021-2022 e terá como uma das funções a direção dos trabalhos legislativos do plenário, sendo o órgão suplementar da Comissão Executiva.

Comentários

Últimas notícias