SOCIALISTAS

Dobradinha com Paulo Câmara deve turbinar início da gestão João Campos

A integração entre Estado e capital é vista já nas primeiras agendas de João Campos à frente da Prefeitura

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 08/01/2021 às 20:09
RODOLFO LOEPERT / DIVULGAÇÃO
SINCRONIA João Campos fez campanha para Paulo Câmara em 2014 e foi chefe de gabinete do governador - FOTO: RODOLFO LOEPERT / DIVULGAÇÃO
Leitura:

Na primeira semana no cargo de prefeito do Recife, João Campos (PSB) tem mostrado que sua administração estará alinhada ao Governo do Estado, de onde já tem recebido suporte para cumprir promessas de campanha. O perfil adotado pelo socialista, segue a cartilha de gestão realizada pelo PSB no Estado, com gestos simbólicos e de cunho mais popular, notadamente a exemplo das gestões anteriores.

>>Aquisição de "robô humanóide" por R$ 2,5 milhões é alvo de medida cautelar do Ministério Público de Contas 

>>João Campos oficializa ao Instituto Butantan interesse em 1 milhão de doses da Coronavac para o Recife

“Foi assim no início de seus mandatos, tanto no Recife, com o ex-prefeito Geraldo Júlio, quanto no estado - este sobre a tutela de Eduardo Campos e depois Paulo Câmara. É característico do PSB estes anúncios de obras e outras medidas administrativas de cunho mais populares, como são os casos voltados principalmente às áreas de saúde e educação”, frisa o cientista político e historiador Alex Ribeiro. 

A integração entre estado e capital é vista já nas primeiras agendas. Na quinta-feira (7), o prefeito e o governador Paulo Câmara (PSB), anunciaram a criação de um grupo de trabalho em conjunto, encarregado do planejamento e execução das obras da triplicação da BR-232 - o projeto tem investimento inicial de R$ 145 milhões. O Decreto estadual nº 50.048 já havia sido publicado no Diário Oficial, tratando da desapropriação de áreas nas imediações do trecho que será triplicado.

No dia anterior, João Campos também participou da primeira reunião do Comitê Gestor do Pacto Pela Vida, à convite do governador, no qual o município tem assento fixo desde 2013. Ele anunciou ações de prevenção social, como novas unidades do Compaz e iluminação LED. “O diálogo entre os executivos é bastante importante no tocante às políticas públicas voltadas para a população. A aproximação é algo natural. Os gestores fazem parte do mesmo partido e qualquer medida tomada em conjunto poderá fortalecer ambos”, comenta Ribeiro. O cientista político também ressalta que, em qualquer crise, seja econômica, social ou política, os dois dirigentes serão igualmente atingidos.

Nas redes sociais, João Campos tem feito questão de pontuar e mostrar que está “pegado no serviço”, bordão herdado do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos. Para Alex Ribeiro, o socialista tem a responsabilidade de seguir com esse legado. “No curto prazo, seu modelo de gestão será comparado mais ao do pai do que com o ex-prefeito Geraldo Julio. Ele também tenta desconstruir essa imagem de inexperiente no campo político e sua atuação na Prefeitura, terá um ritmo frenético”, afirma Alex.

Comentários

Últimas notícias