Legislativo

Com renovação de 46%, Câmara do Recife inicia trabalhos de 2021

A Casa de José Mariano também segue de forma virtual, o que não a impede de estar no centro das discussões da capital pernambucana sobre enfrentamento à pandemia e a retomada econômica

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias, Renata Monteiro

Publicado em 29/01/2021 às 21:22 | Atualizado em 29/01/2021 às 21:22
Notícia
X

A Câmara Municipal do Recife volta às suas atividades no ano de 2021 na próxima segunda-feira (1º) com uma nova composição, a partir do resultado da eleição municipal de 2020, com um índice de renovação de 46%, sendo 27 reeleitos e 18 novos vereadores. Assim como os demais parlamentos, a Casa de José Mariano também segue de forma virtual, o que não a impede de estar no centro das discussões da capital pernambucana sobre enfrentamento à pandemia e a retomada econômica.

>> Índice de renovação na Câmara de Vereadores do Recife é 46%

>> Alepe retoma atividades em 2021 ainda com desafio do combate à pandemia

No mesmo dia da posse, no dia 1º de janeiro houve a eleição da nova Mesa Diretora, que elegeu Romerinho Jatobá (PSB) como novo presidente. Na visão de Romerinho, o principal desafio da Casa será enfrentar o novo momento da pandemia, que é justamente a vacinação. “A vacinação traz esperança para todos os recifenses e a Câmara vai se preparar agora para a retomada da economia. Eu acho que a gente tem que antecipar esse debate, porque quando a gente estiver pronto para retomar, a Câmara já estará pronta para discutir novos projetos de lei, novas formas de trabalho”, afirmou.

O então líder do governo, Eriberto Rafael (PP), foi eleito 1º secretário e substituído no posto por Samuel Salazar (PSB). “Enquanto a gente continuar vivendo o que estamos vivendo (pandemia), não tenha dúvidas de que esse será o foco”, resumiu o novo líder. O socialista também demonstrou entusiasmo quanto ao índice de renovação da Casa. “A Câmara tem 39 vereadores e 17 são novatos. Essa renovação é importante porque cada um traz a sua demanda, novas ideias, então acredito que haverá bons debates nesse primeiro semestre”, disse.

 

Oposição

Já a bancada de oposição duplicou de tamanho em relação à legislatura anterior, com o reforço de novos. Assim como na Alepe, PT e PSOL, com um total de cinco vereadores, vão adotar uma posição de independência. Renato Antunes (PSC) foi reconduzido para a liderança e Tadeu Calheiros (Podemos), vereador de primeiro mandato, escolhido vice-líder da bancada.

>> Renato Antunes segue como líder da oposição na Câmara do Recife

Renato Antunes garante que, independentemente de ser oposicionista, a vacinação contra a covid-19 será a pauta prioritária no primeiro trimestre deste ano. “Nós vamos procurar ajudar a gestão em tudo o que gira em torno disso, realizando uma ampla fiscalização, acompanhando quem está sendo vacinado, para que todos os critérios sejam obedecidos e os direitos de todos sejam garantidos”, afirmou o vereador.

Tags

Autor