COVID-19

Paulo Câmara e demais governadores do Nordeste se reúnem com Anvisa para tratar da vacina Sputnik V

O objetivo é tentar acelerar a aprovação do uso emergencial do imunizante

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Estadão Conteúdo, Douglas Hacknen

Publicado em 05/04/2021 às 22:50 | Atualizado em 05/04/2021 às 23:25
Notícia
X

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), e demais governadores do Nordeste participam de reunião com a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta terça-feira (6), para tratar do pedido de uso emergencial da vacina russa contra covid-19 Sputnik V. O Consórcio Nordeste comprou 37 milhões de doses do imunizante e solicitou à agência reguladora, na semana passada, o pedido de importação. 

Como outros estados têm utilizado o canal de articulação aberto pelo Consórcio Nordeste para negociar a compra de doses com o Fundo Soberano Russo, também devem participar da reunião os governadores de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e do Acre, Gladson Cameli (PP). O encontro virtual está marcado para as 15h30.

>> Pernambuco e mais oito estados entregam à Anvisa pedido de importação da vacina contra covid-19 Sputnik V

>> Sem Covaxin e Sputnik V, Brasil só se vacina mesmo é com Coronavac e AstraZeneca

A Anvisa suspendeu, no dia 27 de março, o prazo de análise de pedido de uso emergencial da Sputnik V por falta de apresentação de dados solicitados. Apesar da suspensão, continua a análise das demais informações entregues pela União Química, que será responsável por fabricar a vacina no Brasil.

Mesmo com a compra sendo realizada por estados, a ideia inicial é que as vacinas sejam incorporadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI) e distribuídas pelo Ministério da Saúde, que comprou outras 10 milhões de doses do imunizante.

A eficácia da Sputnik V, que exige a aplicação de duas doses, é de 91,6%, segundo dados publicados na revista científica The Lancet.

Tags

Autor