HOMENAGEM

"A cachorrada do jovem é estudar". Gil do Vigor, astro do BBB21, recebe a mais alta comenda de sua cidade

Homenageado pela Prefeitura de Paulista, o pernambucano Gil também recebeu o título de Cidadão Paulistense, na manhã deste sábado (8)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 08/05/2021 às 12:24 | Atualizado em 10/05/2021 às 17:08
Notícia
X

De volta a Pernambuco, o ex-BBB e economista Gilberto Nogueira, conhecido nacionalmente como Gil do Vigor, recebeu na manhã deste sábado (8), a Comenda Padre João Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro, a mais alta honraria do município de Paulista. Gil, que estava acompanhado de sua mãe, Jacira Santana, também recebeu o título de Cidadão Paulistense, aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores. O pernambucano é natural de Jaboatão dos Guararapes, também na Região Metropolitana do Recife, mas residia no bairro do Janga, em Paulista, antes de entrar no reality show.

Segundo o Executivo, a homenagem a Gil do Vigor, que ficou em quarto lugar no Big Brother Brasil, foi motivada pela promoção do município feita pelo doutorando em diversos momentos do programa. Ele citou situações cotidianas vivenciadas no bairro do Janga e em Manepá

>>Gil do Vigor recebe homenagem do governador Paulo Câmara

>>O que a Final do BBB 21 tem a ver com a política e as relações de poder no Brasil

>> Após sair do BBB, Gil do Vigor recebe apoio de João Campos: "Sigo torcendo por ele''

>>Em momento recheado de emoção, Gilberto é eliminado e final do BBB 21 está formada

“Aqui ninguém é diferente, acho que todo mundo tem trajetórias, conquistas e lutas. Então assim, eu só quis falar do povo. Tem muita gente que sofre e que batalha, porque é muito difícil”, declarou Gil em seu discurso de agradecimento. “É muito errado eu ter quer correr mais para chegar a algum lugar ou ter que correr menos, aqui a corrida e caminhada tem que ser igual para todos. Por que para mim e para alguns tem que ser tão difícil? Pegar Barro/Macaxeira ou Rio Doce/CDU, só quem passa sabe”, afirmou.

A trajetória do pernambucano no BBB 21 também foi marcada por levantar a bandeira da educação. Enquanto estava no programa, o doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), passou em três bolsas acadêmicas para fazer PhD nos Estados Unidos - ele já revelou que pretende iniciar os estudos a partir do segundo semestre.

“Cadê a esperança, cadê a expectativa? Por que eu tenho que chegar cansado da faculdade? Que competição desleal, isso me frustrava muito, parecia que ninguém me ouvia e eu só queria gritar. E falei assim: vou ter que gritar na Globo”, declarou Gil do Vigor, arrancando sorrisos de quem acompanhava a homenagem.

O economista pernambucano também disse estar grato à Deus pela oportunidade de participar da edição 2021 do BBB, e que é preciso focar na educação do país. Por fim, ao entoar gritos de “Viva à educação” e “Viva o jovem”, Gilberto Nogueira afirmou: “A cachorrada do jovem é estudar”. No momento de descontração e aplausos, ele também puxou a dança, que ficou conhecida nas edições do programa, com o famoso “tchaki tchaki”.

O prefeito de Paulista, Yves Ribeiro, não pôde comparecer ao evento, realizado no Maria Farinha Praia Hotel, em Nossa Senhora do Ò, mas foi representado pelo vice-prefeito, Dido Vieira. “Parabéns pela sua divulgação, pelo trabalho que você fez no Big Brother, pode contar com a Prefeitura de Paulista”, afirmou o vice-prefeito.

“Hoje é um dia de muitas felicidades, estamos recebendo Gilberto Nogueira que representou nossa terra com muita alegria e vigor. De origem humilde, Gil sempre foi incentivado por sua mãe, Jacira Santana, a estudar para conseguir mudar seu destino. E durante o programa, Gilberto citou por diversas vezes o orgulho por sua terra”, declarou Dido, ao ler o discurso do prefeito Yves Ribeiro.

COMENDA

O Padre Joao Ribeiro Pessoa de Melo Montenegro foi um dos grandes lideres da Revolução Pernambucana de 1817. No movimento, Pernambuco deixaria de ser Capitania e se tornaria uma Republica, após uma rebelião contra a exploração de Portugal. Ele era pároco da Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, de Maranguape II, e também foi o criador da atual bandeira do Estado de Pernambuco, que na época se tornou um país independente.

O religioso suicidou-se no dia 20 de maio de 1817, ao perceber que o movimento revolucionário tinha sido derrotado. Os seus restos mortais foram sepultados na Igreja de Santa Isabel, localizada no centro da cidade de Paulista.

TRAJETÓRIA

Morador de Paulista, no bairro do Janga, Gil do Vigor teve uma trajetória marcante dentro do reality show, no qual foi eliminado no último domingo (02), ficando na quarta colocação. A Prefeitura de Paulista, afirmou que desde o início, declarou apoio ao participante e endossou a campanha "#FICAGIL" em suas redes sociais oficiais.

A trajetória de vida do pernambucano foi marcada por dificuldades financeiras, traumas na infância e preconceito pela aceitação da sua sexualidade. Mas, o economista não desistiu e seguiu a carreira acadêmica. Antes de começar o programa, ele aguardava pelo resultado para iniciar o PhD nos Estados Unidos, no qual foi aprovado.

Suas pesquisas abordam a relação entre o Estado e as ações de violência no mercado das drogas. Uma das motivações do participante é o próprio pai, que era usuário. Hoje, ele não tem mais contato com o pai. Foi sua mãe quem criou ele e as duas irmãs com o salário de doméstica, auxiliar de cozinha e de serviços gerais.

 

Tags

Autor