Oposição

Armando Monteiro diz que Paulo Câmara é o responsável pela ação policial violenta em protesto no Recife

Opositor a Paulo Câmara, Armando diz que a cadeia de comando da segurança no Estado é ''frouxa''

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 03/06/2021 às 17:51 | Atualizado em 04/06/2021 às 12:12
Notícia
X

atualizada às 21h27

Membro da oposição ao PSB em Pernambuco, o ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB) divulgou um vídeo, em suas redes sociais, nesta quinta-feira (3), afirmando que o governador Paulo Câmara é o responsável pela ação truculenta da Polícia Militar para dispersar uma manifestação no Recife, no último sábado (29).

Para Armando, há um processo de "transferência de responsabilidades”. “O governador (Paulo Câmara) não assume, o Secretário de Segurança (Antônio de Pádua) não assume, isso se transfere para o comandante da Polícia Militar, o comandante da Polícia Militar para o oficial que comandou a operação em campo. Então, essa cadeia de comando, ela é frouxa. Mas, na minha avaliação, a responsabilidade é do governador”.

>> Armas de PMs envolvidos na ação desastrosa no Recife ainda não passaram por perícia

>> Secretário dá entrevista e gera novas dúvidas sobre violência da PM em manifestação no Recife

>> PM que atirou no olho de homem em protesto no Recife é afastado, diz secretário da SDS

>> Movimentos sociais denunciam à ONU e à OEA atuação da Polícia Militar de Pernambuco em ato contra Bolsonaro

Na ação para dispersar o protesto, policiais acertaram Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, e Jonas Correia de França, de 29 anos, com disparos de balas e borracha nos olhos. Ambos perderam parcialmente a visão.

Até esta quinta-feira (3), o governo estadual não trouxe à tona a informação sobre quem deu a ordem para que os policiais agissem daquela maneira. No momento, investigações estão em curso e militares foram afastados. Inclusive, o Comandante da PM, Vanildo Maranhão, pediu exoneração do cargo em meio ao desgaste.

"O governador está devendo claramente uma posição a Pernambuco sobre as responsabilidades pelo que aconteceu no centro do Recife. E, mais do que isto, a garantia de que episódios como este não se repitam.", escreveu Armando sobre o fato.

Por meio de nota, o presidente estadual do PSB e secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco, Sileno Guedes, informou que "tentar tirar proveito político de um assunto tão sério faz parte da personalidade do ex-senador Armando Monteiro". Guedes ainda disse que, nos últimos dias, o governador vem se posicionando "claramente repudiando a ação da PM" e "trocando o comando da corporação num recado claro de que aquela não é a Polícia Militar que queremos".

Leia a íntegra

"Tentar tirar proveito político de um assunto tão sério faz parte da personalidade do ex-senador Armando Monteiro. Nos últimos cinco dias, o governador Paulo Câmara se posicionou claramente repudiando a ação da PM do sábado passado e trocando o comando da corporação num recado claro de que aquela não é a Policia Militar que queremos. O secretário de Defesa Social, após os depoimentos de todos os oficiais em campo serem consignados na Corregedoria, afirmou em entrevista que a ordem de dispersar a manifestação partiu dos comandantes da ação em campo. Três oficiais e cinco praças (um deles o que atirou no ciclista Jonas) já foram identificados e afastados. Armando Monteiro até pra criticar, perdeu o bonde do tempo. Parece que está vendo o noticiário atrasado."

Tags

Autor