Legislativo

Comissão de Saúde da Alepe fará audiência pública sobre vacinação em Pernambuco

A audiência vai focar principalmente na conscientização das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina para que concluam o esquema vacinal

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 17/06/2021 às 12:06 | Atualizado em 17/06/2021 às 20:21
Notícia
X

A Comissão de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai realizar uma audiência pública no dia 30 de junho para tratar sobre a vacinação contra a covid-19 no Estado. A Alepe costuma entrar em recesso legislativo a partir do mês de julho, mas ainda não se sabe se o recesso será suspenso como ocorreu em 2020 em razão da pandemia da covid-19. 

A solicitação da audiência foi feita pelo líder da bancada do governo Paulo Câmara (PSB) na Alepe, Isaltino Nascimento, que também é vice-presidente da comissão. De acordo com o deputado, a audiência vai focar principalmente na conscientização das pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina para que concluam o esquema vacinal, tomando a segunda dose do imunizante. 

"É muito preocupante, principalmente em relação às pessoas mais idosas ou que têm comorbidades, que foram aquelas que tiveram o privilégio de serem vacinadas em primeiro momento", afirmou o deputado durante reunião da comissão na última quarta-feira (16). 

Como representante do Governo do Estado, vai participar da audiência a superintendente de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) Ana Catarina de Melo, uma sugestão da presidente da comissão, a deputada Roberta Arraes (PP). 

Na audiência, o governo poderá fornecer dados sobre a cobertura da vacinação no Estado e metas a serem alcançadas ao longo do ano. 

Roberta Arraes diz que tem feito esse alerta na região do Sertão do Araripe e Sertão Central, seu reduto eleitoral, sobre a necessidade das pessoas tomarem as duas doses da vacina da covid-19 e também a da gripe. "A gente vê várias pessoas que já tomaram a primeira dose da vacina e estão negligenciando e não estão indo tomar a segunda. Uma só dose não vai servir, a gente sabe", explicou. 

Já o deputado Antonio Fernando (PSC) chamou a atenção para o uso de máscara, que ele diz ter percebido uma diminuição a medida em que as pessoas vão sendo vacinadas. 

"Enquanto não tiver 70%, 80% imunizado, vai ter a transmissão, e a transmissão ocorre exatamente sem o uso da máscara", disse. "O Governo do Estado já está abrindo quase 2 mil leitos de UTI e não vai adiantar, vai abrir 5 mil e não é suficiente. Porque o estado de Pernambuco tem 9,4 milhões de pessoas", alertou. 

Novos leitos

A presidente da comissão destacou ainda a abertura de 10 novos leitos de terapia intensiva no Hospital Regional Inácio de Sá, no município de Salgueiro. Desses leitos, serão sete de UTI neonatal e três de UTI pediátrica.

"A gente sabe que os desafios são grandes e ainda temos muito para enfrentar com essa curva crescente da covid-19, mas a gente vê claramente o que o governo está fazendo em termos de investimento", disse. 

Tags

Autor