eleição interna

Grupo de Dani Portela vence eleição da direção do PSOL Recife

O encontro estadual deve ocorrer no início de setembro e 7º Congresso Nacional do Psol está marcado para os próximos dias 25 e 26

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 23/08/2021 às 20:08 | Atualizado em 25/08/2021 às 15:46
Notícia
X

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) do Recife realizou a eleição da direção municipal no último final de semana. Trata-se da primeira etapa do processo eleitoral do partido, que em Pernambuco segue até o dia 29 de agosto. O encontro estadual deve ocorrer no início de setembro e 7º Congresso Nacional do Psol está marcado para os próximos dias 25 e 26. 

Na eleição no Recife, os filiados puderam votar em seis urnas espalhadas pela cidade no sábado (21) e no domingo (22). De acordo com a sigla, mais de mil pessoas participaram do pleito. Eles escolheram as chapas de sua preferências e as respectivas teses da política do partido defendidas por eles. 

A chapa vencedora, com 63% dos votos, foi a formada pela vereadora do Recife Dani Portela (Psol), três integrantes do mandato coletivo das Juntas (Psol) - Jô Cavalcanti, Joelma Karla e Kátia Cunha - o ex-candidato a vice-prefeito do Recife nas eleições de 2020 João Arnaldo (Psol) e candidata a vereadora de Olinda também em 2020 Eugênia Lima (Psol). 

Em segundo lugar, com 17% dos votos, ficou a chapa do vereador do Recife Ivan Moraes (Psol), que também conta com as outras duas integrantes do mandato das Juntas: Carol Vergolino e Robeyoncé Lima. Já o grupo do ex-presidente do Simpol Áureo Cisneiros, teve 16% da preferência dos filiados. 

Na democracia interna do Psol prevê uma série de processos até a formação da direção partidária. AS indicações são feitas pelo sistema de proporcionalidade qualificada. Isso quer dizer que a chapa vencedora tem direito a indicar mais nomes para a direção, que tem como principais posições o presidente, o vice-presidente e o tesoureiro. A nova direção toma posse em outubro, quando for encerrada a etapa nacional. 

Congresso Nacional

No Congresso Nacional, psolistas devem aprovar resoluções sobre a Conjuntura Internacional; Conjuntura Nacional e Tática; Balanço da gestão e organização partidária e a Eleição da nova direção nacional.

Tags

Autor