É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A capital pernambucana contou com três grandes atos neste 7 de setembro, dia que marca a independência do País. Os movimentos e partidos de direita fizeram uma passeata - liderada pela Aliança por Pernambuco e pelo Movimento Direita Pernambuco - e a carreata da "Independência Dia 07/Dia D pela nossa liberdade", organizada pelo B38. Ambas na Zona Sul do Recife. O terceiro grande ato foi a 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas realizado pelo Fórum Dom Helder Camara e que contou com a participação de movimentos ligados à esquerda e à defesa dos direitos humanos.
Dois atos aconteceram no local: a passeata liderada pela Aliança por Pernambuco e pelo Movimento Direita Pernambuco, e a carreata da "Independência Dia 07/Dia D pela nossa liberdade".
A Avenida Boa Viagem foi interditada pela Autarquia de Trânsito e Transporte (CTTU) a partir do encontro com a Antônio Falcão, mas, horas depois, a viatura saiu do local. Muitos manifestantes levaram faixas, camisas e cartazes com frases como "Meu partido é o Brasil", "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos", além de fotos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Apoiadores pediam por liberdade de expressão e criticavam figuras da politica nacional, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM). No trio, a principal faixa dizia: "Lutamos com o presidente Bolsonaro pela nossa democracia", e pedem "liberdade" e afirmavam que grupos ligados à esquerda, "quase terroristas", estão censurando a população. Representantes das Forças Armadas também participaram do ato - alguns fardados.
Na 27ª edição do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que tem como tema "Vida em Primeiro Lugar", o principal pedido dos manifestantes no Recife foi pela democracia e pela saída do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) do poder. As reivindicações deste 7 de setembro também são comuns ao diretor estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Paulo Ubiratan - organização que é uma das apoiadoras do protesto.
"O grito nunca foi tão necessário. A vida se tornou pior nos últimos dois anos e o Brasil tem que ser mais inclusivo. E, este ano, estamos dizendo também que queremos a democracia”, afirmou o diretor em meio à Praça do Derby, Centro da capital pernambucana, onde ocorre a concentração do ato. No local, são tocadas músicas de Geraldo Vandré, Gonzaguinha e Alceu Valença, e participantes portavam bandeiras do Brasil e usavam camisetas com a frase "Fora Bolsonaro".
Segurança dos três atos
Ao ser questionada de como será a segurança dos três eventos, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou, em nota, "que atuará, conforme planejamento operacional elaborado ao longo da semana para garantir que o exercício da democracia seja realizado de forma pacífica nas manifestações do feriado de 7 de setembro. O detalhamento de lançamento de efetivo não será divulgado por questões estratégicas. A PMPE não propaga previsão do número de participantes com expectativa em eventos, visando evitar especulações. O efetivo que será lançado nos locais atuarão dentro da técnica, legalidade, da prevenção à violência e proteção do cidadão. Isso baseado na recomendação recebida do Ministério Público de Pernambuco, solicitando uso moderado da força em caso de intervenção no terreno, observando o direito à vida, à liberdade e à integridade física da população, bem como à liberdade de expressão, manifestação do pensamento e de reuniões em locais abertos ao público".
Um dos últimos eventos promovidos por partidos de esquerda no Recife deixaram pessoas feridas em confronto com a PMPE, incluindo dois homens que iam passando no momento do protesto e perderam a visão: Daniel Campelo da Silva, de 51 anos, e Jonas Correia de França, de 29 anos.
Jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde julho de 2019, faz parte da equipe do JC.COM.BR. Atualmente, como repórter de cidades, urbanismo e direitos humanos. Vencedora do Prêmio Urbana de Jornalismo 2021, finalista da Expocom NE 2021 e menção honrosa no 4º Prêmio de Jornalismo Mosca.
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:twitter.com/katarinagmoraesCargo:RepórterCursoTreinamentos do Google de SEO e do Facebook sobre mídias digitais, Curso de Marketing Digital pela Universidade de São Paulo (USP); Curso de Comunicação Empresarial pela Universidade de Califórnia.
Repórter com experiência em economia e política e tem interesse por cultura e tecnologia. Vencedora de 23 prêmios, incluindo um Esso (2001) e o de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (2013). Autora de dois livros.
Localidade:RecifeCargo:RepórterCursoBoas práticas do Google
Localidade:Recife, PernambucoTelefone:(81) 3413.6179Cargo:Editora-assistenteCursoCurso do Facebook sobre produção de vídeo para eleições, 2020
MBA em Digital Strategy, Universidade Católica, 2021