COLUNA DO ESTADÃO

José Dirceu, condenado no Mensalão, é quem tem feito a ponte entre Lula e João Campos

Ex-ministro está conversando com várias lideranças do Nordeste, entre elas o senador Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB)

Imagem do autor
Cadastrado por

Alberto Bombig

Publicado em 06/10/2021 às 7:00
Notícia
X

José Dirceu já foi tudo na vida: líder estudantil, preso político, exilado, deputado, ministro, articulador político, preso comum... A maioria dessas facetas ficou para trás, mas uma voltou à tona. Como em 2001, Dirceu articula, falando pelo PT, os palanques de mais uma campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. Condenado no Mensalão e alvo da Lava Jato, o ex-ministro está conversando com várias lideranças do Nordeste, entre elas o senador Weverton Rocha (PDT), candidato ao governo do Maranhão, e o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

Da boca...

Lula pediu aos parlamentares do PT que evitem o "salto alto" e o "já ganhou". Puro exercício de retórica. Em privado, Lula tem se mostrado cada vez mais confiante de que pode vencer a eleição sem fazer grandes concessões a aliados ou inflexões ao centro.

...pra fora

A propósito, os petistas vivem fazendo piadas da "terceira via". Mas a maior fábula política da pré-campanha até agora parece ser mesmo a tal "frente ampla da esquerda": a ordem no PT é usar essa conversa para desgastar os adversários de Lula.

Pulso

A direção do PT não vai desmobilizar publicamente a campanha pelo impeachment de Bolsonaro: com a ajuda da CPI da Covid e de aliados no PSOL e em outros partidos, inclusive do Centrão, a ordem é "sangrar" Bolsonaro, mas sem desligar aparelhos.

De olho

Senadores chamados de "independentes" na CPI já perceberam a jogada. Alessandro Vieira (SE), por exemplo, pré-candidato a presidente pelo Cidadania, promete um relatório paralelo, crítico ao governo federal, mas sem dar brecha para desmoralização jurídica.

Leão

Renan Calheiros (MDB-AL), amigo de Lula, deu o tom de como deve ser seu relatório ao dizer que não vai "miar" feito gato.

Será...

De saída do PSDB e pré-candidato a governador de São Paulo, Geraldo Alckmin sonha em concorrer ao Bandeirantes em chapa que tenha o apresentador José Luiz Datena como candidato a senador.

...que rola?

Datena está filiado ao PSL, partido que tem negociações abertas com Alckmin. O problema é que o apresentador pode deixar o partido depois que ele se unir ao DEM para formar o União Brasil.

Tô aqui

Gilberto Kassab ainda não desistiu de ter Alckmin filiado ao seu PSD, opção considerada mais segura pelo entorno do ex-governador dada a instabilidade dos cenários decorrentes da fusão PSL-DEM.

Dos dois...

Um dos pontos levados ao presidente Jair Bolsonaro sobre a relação do Banco do Nordeste (BNB) com o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) foi um contrato de R$ 834 milhões firmado entre os parceiros em março de 2016.

...lados

O documento teve a chancela do então superintendente do BNB, Stélio Lyra. Com o contrato em vigor, Lyra trocou, em agosto de 2017, o BNB pelo cargo de diretor-presidente do Inec, ONG ligada ao PT.

Aprovo

De Renata Mendes, líder e porta-voz do movimento Pra Ser Justo, sobre o relatório da reforma tributária: "Incorpora o aprendizado das últimas tentativas de reforma ao criar pontes entre interesses de União, Estados e municípios. Conta com nível de apoio sem precedentes".

* COM MATHEUS LARA

PRONTO, FALEI!

Marcelo Ramos (PL-AM)

Vice-presidente da Câmara dos Deputados

"O ICMS é um porcentual que incide sobre o preço do combustível. Portanto, o valor do ICMS só aumentou porque aumentou o preço do combustível."

Tags

Autor