Escolha

Escola de Sargentos em Pernambuco é comemorada pela bancada federal

Os deputados pernambucanos estavam se articulando para viabilizar a instalação da escola, e conseguiram inclusive apoio de parlamentares de outros estados do Nordeste, uma vez que o estado era o único da região na disputa

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 22/10/2021 às 16:25 | Atualizado em 22/10/2021 às 18:29
Notícia
X

Atualizada às 18h26

A bancada pernambucana da Câmara dos Deputados comemorou o anúncio da escolha de Pernambuco para sediar a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos do Exército. O empreendimento será construído em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

Os deputados pernambucanos estavam se articulando para viabilizar a instalação da escola, e conseguiram inclusive apoio de parlamentares de outros estados do Nordeste, uma vez que o estado era o único da região na disputa. Na última fase, disputavam com Abreu e Lima as cidades de Ponta Grossa, no Paraná, e Santa Maria, no Rio Grande do Sul. 

A bancada se reuniu com membros das Forças Armadas em Brasília, como o próprio comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira. Já o Governo de Pernambuco firmou um termo de compromisso que previa um investimento de R$ 323 milhões dos cofres estaduais para obras áreas como mobilidade, transporte público, infraestruturas hídrica e viária. 

"Essa também é uma vitória da nossa bancada estadual, que se uniu, independente de questões ideológicas e políticas em torno desse projeto. Nós trabalhamos desde o princípio em conjunto para trazer esse investimento que representa mais oportunidades para nossos jovens", afirmou um dos coordenadores da bancada, o deputado federal Augusto Coutinho (SD-PE). 

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) também comemorou nas redes sociais a escolha de Pernambuco. "Um investimento de mais de 1,5 bilhão, que vai resultar em 2,4 mil oportunidades para os jovens", disse o parlamentar no Twitter. 

Escola

A Escola de Sargentos é uma unidade educacional de ensino superior voltada para a formação de sargentos combatentes de carreira nas áreas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

A Escola vai ser construída em uma área de 75 km² no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti, entre os municípios de Abreu e Lima, Paudalho, Tracunhaém, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, na RMR.

São cerca de 1.200 alunos que fazem o curso de formação por ano. Somado ao corpo docente e a atuação de cerca de 5.800 militares, e ainda as famílias dos estudantes, o governo estima a atração de ao menos 10 mil pessoas em torno da escola.

A presença dessas pessoas vai implicar no aumento da demanda por infraestrutura, abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, etc.

Por isso, o governo prevê a geração série de vagas de empregos diretos e indiretos na Região Metropolitana do Recife (RMR), e até mesmo o aumento a demanda por escolas públicas e privadas.

O governo estadual também ofereceu um terreno de mais de 150 hectares para a construção de um complexo logístico do Exército, com valor estimado de R$ 79 milhões. Ele fica na área da Cidade da Copa, no município de São Lourenço da Mata.

Também faz parte do acordo, caso se concretize, a aquisição de uma área de cinco hectares que servirá para o Centro de Convivência e Bem-Estar da futura Escola de Sargentos. 

Tags

Autor