Defesa da região

Após definição da Escola dos Sargentos, militares realizam 'Operação Guararapes' no Nordeste

Comando Militar do Nordeste programa ações na mesma área em que será construída a nova escola de formação

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 22/10/2021 às 11:38 | Atualizado em 23/10/2021 às 11:36
Notícia
X

A mata do Campo Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) foi plantada pelo Exército Brasileiro. Aquela área era de cultivo de cana de açúcar.

Eram terrenos de engenhos que foram adquiridos e unificados para se tornarem campo de instrução.

"O impacto ambiental será mínimo e a reposição será parte do processo de instalação da própria Escola de Sargentos do Exército", diz uma fonte com acesso ao processo de atração do empreendimento.

Pois bem.

Nesta semana que vem, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizará, no período de 25 de outubro a 5 de novembro a Operação Guararapes.

A operação ocorrerá nos Estados da Bahia (BA), Sergipe (SE), Alagoas (AL), Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN), Ceará (CE) e Piauí (PI).

Segundo os militares, o objetivo da atividade é manter a operacionalidade das tropas do nordeste para a garantia da Soberania Nacional e integridade territorial; e desencadear ações de Defesa Externa, Operações Interagências e Ajuda Humanitária.

Entre as atividades previstas destacam-se a  verificação do Apronto Operacional da Força Tarefa Guararapes da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), no dia 25 de outubro, na cidade de Garanhnus-PE.

Neste evento, participarão desta atividade o Comandante de Operações Terrestres, Comandante Militar do Nordeste, Comandante da 7ª Divisão de Exército, Chefe do Preparo da Força Terrestre, Chefe do Emprego da Força Terrestre e do Comandante 10ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Depois, haverá ainda a demonstração de tiro de Lançadores Múltiplos de Foguetes (ASTROS II), no dia 26 de outubro às 10h, na região do Campo Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC).

Os lançadores são equipamentos compostos de foguetes, de tecnologia de ponta, 100% nacional, de elevado poder de combate, com capacidade para disparar 190 foguetes em 16 segundos.

Tags

Autor