Levanta Pernambuco

Raquel Lyra e Anderson Ferreira dizem que só vão definir qual dos dois será candidato a governador em 2022

Segundo os prefeitos, a ideia do périplo é ouvir a população e a classe política para desenvolver soluções para os problemas do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 28/10/2021 às 19:09 | Atualizado em 31/10/2021 às 14:06
Notícia
X

Dirigentes e líderes locais do PSDB, PL, PSC e Cidadania lançaram nesta quinta-feira (28), no Recife, o movimento Levanta Pernambuco, que pretende levar seus dois pré-candidatos ao governo - os prefeitos Anderson Ferreira (PL) e Raquel Lyra (PSDB) - a todas as regiões do Estado. A ideia seria ouvir a população e a classe política do Litoral ao Sertão, para que o grupo possa elaborar propostas de resolução dos gargalos pernambucanos que existem em áreas como educação, economia, assistência social, entre outras. Desde já, porém, o coletivo afirma que pelo menos até o início de 2022 não definirá qual dos gestores municipais vai representar o bloco na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, mas reforça que independentemente do nome escolhido, as legendas vão marchar unidas na campanha eleitoral do próximo ano.

O pontapé inicial do Levanta Pernambuco foi dado no auditório da Livraria Jaqueira do Bairro do Recife, e contou com as participações do ex-governador João Lyra Neto (PSDB), do ex-senador Armando Monteiro (PSDB), dos deputados federais André Ferreira (PSC) e Daniel Coelho (CID), além de Anderson e Raquel. A abertura do evento ficou a cargo do economista Sérgio Buarque, que apresentou uma série de dados que apontam para a perda de protagonismo do Estado em diversos setores, tanto na comparação com o cenário nacional quanto com o do Nordeste.

>> Ausência de Miguel Coelho em evento de Raquel Lyra e Anderson Ferreira aponta para dois palanques da oposição

>> Em aliança com Raquel Lyra, Anderson Ferreira destaca características que o cacifam para disputar governo de Pernambuco

>> Afastando rumores de divisão na oposição, Miguel Coelho diz que daria 'nota 11' à união de Raquel e Anderson

>> Sem Miguel Coelho, Raquel Lyra e Anderson Ferreira anunciam aliança para as eleições de 2022

>> ''Petrolina é o Pernambuco que dá certo'', diz Miguel Coelho, cotado para concorrer ao governo do Estado

“Não há possibilidade da gente atravessar a crise social e econômica que estamos vivendo se não tivermos a capacidade de, em cima de um diagnóstico muito claro, em cima da capacidade de ouvir a sociedade e os técnicos, construir soluções e estratégias para o Estado de Pernambuco. Não há solução fácil para problema complexo. E ninguém é capaz de fazer isso sozinho. E isso é na segurança pública, na geração de emprego e renda, na busca para a gente ultrapassar uma agenda que é do século retrasado. Nós estamos falando de acesso a água, de tratamento de esgoto, de moradia, questões muito básicas que estão na pauta principal do que deve ser a nossa agenda política”, pontuou Raquel Lyra.

O discurso de união do grupo foi reforçado por Anderson Ferreira, que declarou ser esta a principal mensagem que o coletivo carregará no périplo que se inicia agora e segue até 18 de dezembro. “Há 40 dias, mais ou menos, nós, Raquel e eu, fizemos o registro de uma aliança, juntamente com o ex-senador Armando e com os deputados Daniel Coelho e André Ferreira, além de outras lideranças. Naquele dia eu saí daquele encontro com a convicção de que estávamos dando o primeiro passo de algo histórico em Pernambuco. Não cabe mais no nosso Estado aquela velha política da intriga, da birra, da discórdia, da vaidade. Cabe, nesse novo projeto, a união de todos os pernambucanos. E o movimento Levanta Pernambuco vai levar essa mensagem”, afirmou o prefeito de Jaboatão dos Guararapes.

Confira no vídeo abaixo quem são os pré-candidatos ao Governo de Pernambuco até o momento:

 

O lançamento da caravana de Anderson e Raquel ocorre menos de dez dias após o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM), também pré-candidato a governador pela oposição e aliado da dupla, iniciar um giro por Pernambuco para, segundo a sua equipe, “incentivar um debate amplo sobre os desafios socioeconômicos de cada região do Estado”. A formação do bloco entre PSDB, PL, PSC e Cidadania, inclusive, também foi anunciada dois dias antes do evento que marcou a filiação de Miguel ao Democratas. Nenhuma das lideranças dos partidos, contudo, admite que os gestos sejam uma reação aos movimentos do gestor sertanejo. Miguel não esteve no ato de hoje.

Ao serem questionados a respeito dos detalhes da caravana, Raquel e Anderson disseram que os locais que serão visitados pelo grupo ainda estão sendo fechados e, em breve, mais detalhes a respeito da agenda serão divulgados. “Nós vamos fechar hoje à noite essa agenda. Não podemos antecipar nada agora porque dependemos da confirmação de algumas lideranças políticas”, explicou Anderson.

“A ideia é que a gente faça discussões temáticas que possam dialogar com os problemas principais do nosso Estado. Vamos caminhar por todas as microrregiões de desenvolvimento, conversando com todos, com lideranças políticas, com o povo, pois cada um sabe das suas dores. Se os problemas são locais, as soluções também precisam ser colocadas localmente e é necessário solidariedade dos entes federados para permitir que a gente saia do momento de crise que estamos vivendo e de estagnação em que Pernambuco se encontra”, completou a gestora de Caruaru.

No final da entrevista, ao ser perguntado se o candidato do grupo só seria anunciado em janeiro de 2022, Anderson Ferreira evitou dar mais detalhes sobre a escolha, mas confirmou a data para apresentação da postulação como sendo no início do ano que vem.

Tags

Autor