Eleições 2022

Com filiação ao Podemos e lançamento de livro, Sergio Moro entra de vez nas Eleições 2022 contra Lula e Bolsonaro

O lançamento do livro, que ocorrerá em dezembro, marca o início de uma série de eventos do ex-juiz da Lava-Jato, em pelo menos quatro capitais: Curitiba, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro

Estadão Conteúdo Mirella Araújo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Mirella Araújo
Publicado em 02/11/2021 às 11:17 | Atualizado em 03/11/2021 às 12:22
MARCOS CORREA/PALÁCIO DO PLANALTO
O ex-ministro da Justiça retornou ao Brasil após o fim do contrato com uma consultoria nos Estados Unidos - FOTO: MARCOS CORREA/PALÁCIO DO PLANALTO
Leitura:

“Um Brasil justo para todos”. Foi com essa frase que o ex-ministro da Justiça Sergio Moro anunciou nesta terça-feira (2), em suas redes sociais, que o ato de filiação ao partido Podemos está marcado para o dia 10 de novembro, às 9h, no Centro Ulysses Guimarães, em Brasília. Embora não tenha oficializado que poderá vir a ser pré-candidato à Presidência da República pelo Podemos nas Eleições de 2022, o ingresso do ex-juiz da Operação da Lava Jato ao partido é visto como uma sinalização importante na chamada “terceira via”, por atrair eleitores que se colocam tanto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) quanto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Além da filiação ao Podemos, o retorno de Moro ao Brasil também marca o lançamento do seu livro "Contra o sistema de Corrupção". Segundo informações da editora Sextante, estão previstos, inicialmente, eventos de lançamento em quatro capitais: Curitiba (2/12), Recife (5/12), São Paulo (8/12) e Rio de Janeiro (9/12). A reportagem entrou em contato com o Podemos de Pernambuco para saber detalhes da presença do ex-juiz na capital pernambucana, mas até o momento não obteve confirmação.

A turnê do seu livro também é vista como um termômetro para viabilizar seu nome para o pleito presidencial. A publicação aborda a trajetória do juiz desde a Operação Lava Jato, trazendo informações inéditas, até a sua breve passagem pelo Ministério da Justiça, quando rompe com o presidente Bolsonaro em abril de 2020.

Segundo informações do EstadãoMoro também vai se reunir com integrantes de outros grupos que têm simpatia por sua provável candidatura. Os primeiros alvos dessas discussões são dirigentes do futuro União Brasil, partido que surge com a fusão do DEM e do PSL. Entretanto, já há na nova legenda dois nomes em potencial como pré-candidatos ao Palácio do Planalto: o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o apresentador, José Luiz Datena. 

O encontro com o deputado Júnior Bozzella (SP), que hoje é vice-presidente do PSL e manterá o posto no União Brasil, deverá ocorrer entre esta terça-feira e quarta-feira, junto com a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu (SP). 

No início de outubro, a parlamentar afirmou, em entrevista ao Valor Econômico, que Moro estaria "bem entusiasmado com a ideia de concorrer pela legenda. "Eu acho que ele está bem entusiasmado com a ideia [de se candidatar a presidente]. Ele voltou para os Estados Unidos agora para fazer uma conversa com a família dele. Temos até o comecinho de novembro para ele dar essa resposta", declarou Renata. 

Comentários

Últimas notícias