Legislativo

Internet em Noronha: Deputado quer audiência pública para discutir problemas de conexão

Líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB) pediu pela realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Negócios Municipais

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 10/11/2021 às 17:23
Notícia
X

Problemas com o serviço de internet no distrito de Fernando de Noronha foram expostos pelo líder da bancada de governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), durante a sessão plenária desta quarta-feira (10), segundo dia após a volta das sessões presenciais. 

Ele pediu pela realização de uma audiência pública no âmbito da Comissão de Negócios Municipais para discutir sobre o tema, com a presença de membros da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ministério Público Federal (MPF), Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, do Conselho Distrital de Fernando de Noronha e dos setores econômicos que atuam no arquipélago, como alimentação, hospedagem, transporte e pacotes de viagens.  

Em seu discurso na tribuna, Isaltino relatou queixas vindas de moradores e comerciantes de Noronha sobre dificuldades com as operadoras de telecomunicações, o que prejudica sobretudo as relações comerciais no local. Noronha é o principal destino turístico de Pernambuco e um dos locais mais procurados no Brasil, além de receber muitos visitantes de outros países. 

"Nós estamos no século 21, nós estamos agora na discussão aqui no Brasil da internet 5G e lamentavelmente as pessoas que moram na rua, que comercializam na ilha, estão com uma dificuldade muito grande de terem acesso à rede de computadores", relata Isaltino. 

Governo federal 

O convite à Anael, segundo explica Isaltino, se deve porque a gestão das telecomunicações é prerrogativa do governo federal. "A secretaria de Ciência e Tecnologia, não consegue tomar iniciativa porque essa prerrogativa de atuar em relação às empresas que comercializam, todas as principais empresas que colocam seus serviços de telecomunicações a disposição do usuário tem atuação na ilha de Fernando de Noronha, entretanto os serviço é de péssima qualidade, de baixíssima qualidade", reclama o deputado. 

Ele lembrou a visita do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, à Noronha, acompanhado do senador Flávio Bolsonaro (Patriota) na semana e fez críticas ao governo Bolsonaro. 

"Recentemente esteve lá o ministro do turismo, esteve lá a semana passada um dos filhos do presidente da República fazendo loas, mas não resolvem uma coisa relevante e mesmo simples que é o acesso à rede mundial de computadores na ilha de Fernando de Noronha", disse. 

Tags

Autor