Eleições 2022

PSDB deve contratar nova empresa para dar continuidade às prévias

O partido já havia informado que a votação, interrompida no domingo (21) por conta de problemas no aplicativo, seria concluída até o domingo seguinte (28)

Imagem do autor
Cadastrado por

Luisa Farias

Publicado em 23/11/2021 às 16:25
Notícia
X

Em meio a problemas técnicos envolvendo e realização das prévias para escolher o candidato à Presidência da República para as eleições de 2022, o PSDB anunciou nesta terça-feira (23) que contratou uma nova empresa para viabilizar a continuidade da votação. O partido já havia informado que ela seria concluída até o próximo domingo (28). 

"O PSDB foi vítima de um problema técnico nas prévias para escolher seu candidato à presidência da República e busca meio para retomá-las. Entre as possibilidades, já há empresa que será submetida ao teste de estresse por todas as candidaturas. Mais alternativas estão em análise", disse o partido no Twitter. 

O pleito estava marcado para domingo passado (21). A votação chegou a ser iniciada às 7h, mas por volta das 15h foi suspensa justamente por conta do problema de instabilidade no aplicativo de votação. Ele foi desenvolvido pela Fundação de Apoio à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs). 

A estimativa é que somente 8% de cerca de 44 mil filiados aptos a votar conseguiram utilizar o aplicativo e concluir o voto, de acordo com o G1. Por meio das redes sociais, o partido informou que a Faurgs, até o momento, não apresentou um diagnóstico do ocorrido.

"O fundamental é garantir o voto dos filiados já cadastrados. Os votos já registrados na urna e em aplicativo estão válidos e serão computados", disse o PSDB. 

Como candidatos das prévias estão os governadores de São Paulo, João Doria, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, assim como o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.

Eles não chegaram em um consenso sobre a melhor estratégia a ser adotada diante dos problemas das prévias. O clima acirrado da campanha se intensificou com a interrupção da votação. Eduardo Leite, inclusive, chegou a acusar João Doria de comprar votos. Já Arthur Virgílio classificou o deputado federal Aécio Neves - apoiador de Eduardo Leite - de "maçã podre" do partido. 

Nova empresa

Ainda de acordo com o G1, a empresa RelataSoft está em fase de negociação do partido. Os sócios estiveram reunidos com os representantes dos três candidatos. Como resultado do encontro, fecharam um contrato que inclui a fase de testes e a apuração da votação. 

Nesta terça (23), deve ser feito o teste para avaliar a vulnerabilidade da ferramenta de votação oferecida pela RelataSoft. Não está definido ainda se o aplicativo vai ser efetivamente substituído ou se serão feitas apenas melhoras no já existente.

A empresa precisa também do aval das três campanhas. Em paralelo, a sigla mantém contato com a Faurgs e ainda não descartou a possibilidade de manter a ferramenta original. 

 

Tags

Autor