PESQUISA

Datafolha: Lula tem 48%, contra 22% de Bolsonaro e 9% de Moro; e venceria no primeiro turno

Petista tem maioria dos votos no Nordeste, atingindo 61% do eleitorado da região

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 16/12/2021 às 17:07 | Atualizado em 16/12/2021 às 17:09
Notícia
X

Nova pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial mostra o ex-presidente Lula (PT) em primeiro lugar com 48%, seguido pelo atual chefe do Planalto, Jair Bolsonaro (PL), com 22%. Em terceiro lugar, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) tem 9% e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) aparece com 7%. Com a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Moro e Ciro estão tecnicamente empatados. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), marca 4% e também está tecnicamente empatado com Ciro, mas não com Moro. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 2% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.

>> Datafolha: Lula tem o dobro de votos de Bolsonaro; Moro não decola e segue perto de Ciro

O Datafolha testou ainda um segundo cenário com dez candidatos à Presidência. Lula segue na liderança com 47%. Bolsonaro tem 21%. Moro e Ciro Gomes mantém os mesmos números, 9% e 7% respectivamente. Doria aparece com 3%. A senadora Simone Tebet (MDB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), aparecem com 1% cada. Aldo Rebelo (sem partido), Alessandro Vieira (Cidadania) e Felipe d'Ávila (Novo) não atingiram 1% das menções. Brancos e nulos são 8% e 2% dos entrevistados disseram não saber em quem votariam.

Nos dois cenários, o ex-presidente Lula venceria a disputa ainda no primeiro turno, caso as eleições fossem hoje.

Juntos, os candidatos que buscam se apresentar como terceira via têm entre 20% e 21%, percentual similar ao de Bolsonaro, mas ainda insuficiente para forçar um segundo turno.

O Datafolha ouviu 3.666 eleitores de todo o Brasil entre os dias 13 e 16 de setembro. Não é possível comparar essa pesquisa com o último levantamento do instituto, feito entre os dias 13 e 15 de setembro, porque os nomes testados são diferentes, por causa da inclusão de Moro, recém-filiado ao Podemos, no levantamento.

Lula tem uma vantagem maior entre os eleitores do Nordeste, onde tem 61% da preferência do eleitorado, e amealha 21% de apoio entre os empresários. Ele tenta encontrar um vice como o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, que possa sinalizar para o mercado e eleitores de centro-direita.

>> Pesquisa CNT: Lula lidera e Bolsonaro tem o triplo do desempenho de Moro

>> CNT diz que Bolsonaro tem desaprovação pessoal de 62,3% em pesquisa

>> O ranking dos pré-candidatos a presidente em 2022 mais rejeitados, segundo a CNT

>> Lula seria o principal herdeiro dos votos de Ciro Gomes, aponta pesquisa

Bolsonaro tem um excelente desempenho neste grupo, fazendo 47% entre os empresários. O atual presidente também tem 16% de apoio entre as pessoas que têm até dois salários mínimos. É esse o grupo que ele tenta atingir com o novo programa social criado pela União, o Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família.

Moro marca 17% entre quem tem mais de dez salários mínimos e 2% entre os desempregados. Ciro, por sua vez, tem 12% junto aos eleitores de ensino superior e 2% entre os entrevistados que se identificam com o PT.

Tags

Autor