Agenda

Em Pernambuco, presidente Jair Bolsonaro lança "pedra fundamental" da nova Escola de Sargentos

Presidente participou de solenidade nesta manhã no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) em Chã de Cruz, Paudalho, na Zona da Mata Norte

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 23/03/2022 às 11:04 | Atualizado em 23/03/2022 às 16:26
Notícia
X

Em rápida passagem por Pernambuco, o presidente Jair Bolsonaro (PL) lançou, na manhã desta quarta-feira (23), a "pedra fundamental" para construção da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército do Estado.

A solenidade aconteceu no Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC) em Chã de Cruz, Paudalho, na Zona da Mata Norte. A presença do presidente em solo pernambucano chamou a atenção de moradores e trabalhadores do percurso entre Camaragibe e Chã de Cruz.

Durante o caminho, bandeiras do Brasil estavam hasteadas em algumas casas e comércios, pessoas filmando os ônibus e alguns gritando "é Bolsonaro". Por outro lado, também foi possível ouvir "é Lula" em alguns trechos.

Ao chegar no local da cerimônia, em um helicóptero, o presidente foi recebido com honras militares e uma apresentação da banda do Exército, que apresentou a "Canção do Exército".

Já no discurso, Bolsonaro relembrou dos tempos em que era cadete da Academia Militar dos Agulhas Negras e aproveitava férias em Olinda, além de elogiar o Comando do Exército Brasileiro pela escolha de Pernambuco para abrigar a instituição, pontuando que foi "longe de ser política". (Confira a íntegra do discurso no final da matéria).

"Outros dois estados disputaram, Rio Grande do Sul e Paraná, e a escolha apresentada pelo comandante foi técnica. Assim sendo, voltando aqui, aos berços do Exército Brasileiro, que data de 1648. Aqui, [onde haverá] a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo", afirma.

O evento que marcou o início das obras contou com a presença de aliados do presidente, como o Coronel Meira, presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Pernambuco, o deputado estadual Alberto Feitosa (PSC-PE) e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes e pré-candidato ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira (PL).

O Coronel Meira exaltou a formação de empregos que considera que a Escola de Sargentos trará ao Estado. “ A avaliação do presidente é colocada pelo cuidado e carinho que está tendo com todos, principalmente os jovens [...] O que se quer é a formação, tanto na Escola de Sargentos do Exército, quanto os colégios militares geridos pelas polícias militares. É também uma maneira não de militarizar, mas de valorizar o jovem, dar outro tipo de ensino”, disse.

GUGA MATOS/JC IMAGEM
Presidente Jair Bolsonaro na solenidade de inauguração da pedra fundamental da Escola de Sargentos - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Pedra fundamental da Escola de Sargentos - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Pedra fundamental da Escola de Sargentos - GUGA MATOS/JC IMAGEM
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Presidente Jair Bolsonaro na solenidade de inaugura�§�£o da pedra fundamental da Escola de Sargentos - GUGA MATOS/JC IMAGEM

Para Alberto Feitosa, essa é uma das “mais importantes entregas” feitas pelo presidente. “É um investimento que vai alojar 2 mil alunos, imagine o que vai ser feito de mão de obra, pelo governo federal e pelo próprio Exército para abrigá-los. Fui aluno da escola militar e na minha turma tinha 71, eram três anos, então eram em torno de 213 alunos.”

Anderson Ferreira falou sobre a pré-candidatura ao governo do Estado, que conta com o apoio de Bolsonaro. “Quando a gente une forças para levar um palanque do presidente também a defesa do governo que está aí e que não apresentou resultados, aí que começamos a ter espaço no debate político para mostrar a diferença. O governo federal, diante de tanta dificuldade, apresentou resultados, estendeu a mão para os estados. Mas cada governador teve que ter seu papel, principalmente nesse período de pandemia”, disse.

Confira o discurso completo do presidente:

"Retornando a Pernambuco, uma imagem vem à minha memória. Lembro dos tempos [em que eu era] cadete na Academia Militar dos Agulhas Negras. Sempre, quando possível, nas asas da FAB, vinha curtir umas férias em Olinda. Uma das vezes eu não tive as férias desejadas: fui capturado pelo comandante da unidade, que estava formando um grupo de oficiais temporários, e fui alçado à situação de auxiliar de instrutor. Essa passagem valeu para mim um honroso convite por parte do comandante do curso de artilharia para entregar uma espada a um oficial general promovido em Brasília naquela época.

Hoje, retornando mais uma vez a Pernambuco, ao nosso Nordeste, [tenho] a grata satisfação como chefe supremo das forças armadas em inaugurar as obras de uma grande e única escola de formação dos sargentos do Exército. Aqui juntam-se três escolas e 15 cursos do Brasil. Obviamente, a instituição melhor centralizada, será melhor administrada, poupando recursos e garantindo uma melhor formação para esses jovens que se voluntariam a entrar para o nosso exército brasileiro.

A escolha desse local, apresentado a mim pelo senhor comandante do Exército, [foi] longe de ser política. Outros dois estados disputaram, Rio Grande do Sul e Paraná, e a escolha apresentada pelo comandante foi técnica. Assim sendo, voltando aqui, aos berços do Exército Brasileiro, que data de 1648. Aqui, [onde haverá] a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o nosso Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo.

Senhor comandante do Exército, o cumprimento pelo empenho, estudo e patriotismo e pela escolha deste local. O Exército, cada vez mais, se apresenta para nós brasileiros como berço de futuros sargentos do Exército. Meu muito obrigado a todos, e apenas para relembrar: o Brasil acima de tudo vem do início do século passado, e o Deus acima de todos vem da grande formação da maioria da nossa população que é cristã no Brasil. Parabéns a todos, parabéns ao nosso Brasil, parabéns ao nosso Nordeste."

Nova Escola de Sargentos

Com a nova Escola de Sargentos, o Exército pretende centralizar a formação dos sargentos de carreira, atualmente realizada em cidades diferentes pelo Brasil. A nova escola, no município de Abreu e Lima, deverá gerar mais de 2,4 mil oportunidades para jovens pernambucanos que desejam seguir carreira militar. O investimento é de mais de R$ 1,5 bilhão.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para a implantação da escola aconteceu em 7 de março. O anúncio do local de construção da nova escola aconteceu em outubro do ano passado, durante a 339ª reunião do Alto Comando do Exército. O processo de seleção durou dois anos e teve, na fase final, as cidades de Abreu e Lima (Grande Recife), Ponta Grossa, no Paraná, e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Veja como foi a assinatura do protocolo de intenções, em 7 de março:

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), se comprometeu a investir cerca de R$ 320 milhões em infraestrutura para receber a nova escola, nas áreas de mobilidade, transporte público, infraestruturas hídrica e viária.

O comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, destacou que o campo de instrução a ser criado no Grande Recife poderá ser definido como "um dos melhores do Brasil". Ele evidenciou ainda a participação do Governo do Estado, municípios vizinhos e a sociedade no êxito do projeto.

Tags

Autor