Eleições 2022

Após reunião reservada com Lula, PT e PSB de Pernambuco vão acelerar as discussões sobre a candidatura ao Senado

No PT a discussão está entre o deputado federal Carlos Veras e a deputada estadual Teresa Leitão para a vaga do Senado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 08/04/2022 às 18:07 | Atualizado em 08/04/2022 às 18:09
Notícia
X

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o pré-candidato a governador, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), se reuniram na manhã desta sexta-feira (8), em São Paulo, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O tema da pauta foi o Senado Federal, mas apesar de afirmarem que o martelo ainda não foi batido sobre os nomes que vão compor essa formação, a conversa foi considerada um avanço positivo e que deve acelerar as próximas discussões.

A principal sinalização é de que, ao contrário do movimento que vem crescendo sobre ter uma chapa majoritária que represente uma identidade alinhada exclusivamente ao lulismo, ou seja, com um candidato ao Senado que pertença ao campo da esquerda, o ex-presidente não vetou nenhum nome em discussão neste momento.

O argumento utilizado pelo PSB é de que assim como a apresentação do ex-governador Geraldo Alckmin, para ser o pré-candidato a vice na chapa presidencial, representa a abertura de uma frente que vá além do campo da esquerda tradicional, o mesmo poderá ser replicado nas alianças estaduais.

Não é segredo que existe uma clara preferência dos socialistas, que inclusive também seria de Danilo Cabral, pela indicação do deputado federal André de Paula como pré-candidato a senador, e a deputada estadual Teresa Leitão sendo escolhida para ocupar a vice. Entretanto, a ideia tem sido colocada em xeque por causa do histórico de votações do parlamentar em pautas alinhadas ao governo de Bolsonaro.

“Existe esse entendimento de que precisamos ter o PT e um representante de centro na chapa, o que precisamos definir agora é como vamos equacionar esses espaços. Lula não vetou nenhum nome, mas também não mencionou preferências entre os candidatos do PT e de outros partidos que estão sendo colocados”, disse uma fonte ligada ao PSB, em reserva.

“A indicação do Alckmin foi nesse contexto de ampliação das frentes. E isso traz uma leitura para a composição das chapas no Estado, onde temos que buscar esse equilíbrio entre a importância de termos o PT, mas ter uma representação do centro também”, afirmou outro socialista, também sob reserva.

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann deverá procurar a Executiva estadual do PT Pernambuco para mais uma conversa com a base petista, neste fim de semana. Desde que a deputada federal Marília Arraes refutou a indicação de ser a candidata ao Senado pela Frente Popular, o que culminou na sua saída do partido e migração para o Solidariedade, os nomes de Teresa Leitão e do deputado federal Carlos Veras, estão em processo de debate interno.

Palanque único

Logo após o encontro com o ex-presidente Lula, Danilo Cabral divulgou que o líder petista manifestou “seu apoio incondicional e único” à sua candidatura. O socialista afirmou ainda, que o ex-presidente se manifestará em breve a todos os pernambucanos.

“Tivemos, hoje, mais uma vez a manifestação de apoio do presidente Lula à nossa pré-candidatura, juntando Pernambuco em uma ampla frente democrática, a exemplo do que estamos fazendo no Brasil. O presidente manifestou seu apoio incondicional e único à nossa caminhada. E me disse que em breve estará manifestando isso de forma direta a todos os pernambucanos”, pontuou Danilo.

O prefeito do Recife, João Campos, registrou o encontro nas suas redes sociais. “Demos um importante passo para que o Brasil volte a alimentar a capacidade de sonhar do nosso povo. Com Lula e Geraldo Alckmin, apresentamos uma opção para o País virar essa terrível página da sua história e retomar um tempo de muito mais oportunidades e inclusão. Estamos juntos”, declarou.

Campos foi um dos mais resistentes ao apoio entre o PSB e PT, nas articulações internas do partido. Diferente do governador Paulo Câmara, um dos mais entusiastas do palanque do líder petista. “Dia importante hoje em São Paulo para consolidar a frente ampla do campo progressista. Geraldo Alckmin é a indicação do PSB para compor a chapa presidencial ao lado do presidente Lula . Nosso partido vai contribuir com propostas para o plano de governo que fará o Brasil retomar o crescimento e reerguer as políticas sociais.”, publicou o chefe do Executivo estadual.

 

 

Tags

Autor