Eleições 2022

Em agenda sem Paulo Câmara, Danilo Cabral defende mais políticas públicas federais de proteção social

Danilo Cabral cumpre agenda nos municípios de Capoeiras, São Bento do Una e São Caetano, além de já ter passado por Garanhuns, nesta sexta-feira (22)

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 22/04/2022 às 16:08 | Atualizado em 22/04/2022 às 19:40
Notícia
X

Diferente a boa parte dos seus compromissos de pré-campanha mais recentes, sempre acompanhado do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), o pré-candidato a sucessão estadual, Danilo Cabral (PSB), cumpre agenda nos municípios de Capoeiras, São Bento do Una e São Caetano, além de já ter passado por Garanhuns, nesta sexta-feira (22).

Acompanhado do prefeito Nêgo do Mercado (PSB), do ex-prefeito Neném e do deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos), além de vereadores e lideranças, Danilo defendeu a implantação de  mais políticas públicas federais de proteção social.

“Eu milito em favor da Assistência Social lá em Brasília. Proteção social a gente tem que fazer o todo tempo, como fez o presidente Lula quando criou o Bolsa família. Como faz Paulo Câmara com o 13º do Bolsa Família. E o que a gente faz aqui, o atual presidente da República tenta desfazer lá em cima. A última de Bolsonaro foi querer acabar com o Bolsa Família, transformando em um pix eleitoral, querendo comprar a consciência das pessoas”, destacou Danilo - referindo-se a criação do Auxílio Brasil. 

O deputado federal do PSB  é autor da proposta de emenda constitucional 383/2017, chamada de PEC do SUAS, que garante o financiamento definitivo do Sistema Único de Assistência Social. Segundo o parlamentar, a matéria deve ser votada pela Câmara dos Deputados até maio, numa articulação com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

No discurso, Danilo afirmou que o período em que Pernambuco teria mais crescido, coincidiu com as gestões de Eduardo Campos como governador e Lula como presidente. "Somos testemunhas, vivemos aquele período tão bom quando a gente teve Lula presidente e Eduardo governador. Foi a época que a gente mais cresceu! Foi ali quando a gente juntou as mãos com a política do somar, do multiplicar. E não a política da briga, arenga, agressão. É hora de olhar para frente, gerar oportunidade, mudança; é isso que o povo brasileiro espera no momento”, finalizou Danilo.

Em São Bento do Una, na 21ª Expoleite, ao lado do prefeito Alexandre Batité e do deputado estadual Diogo Moraes, Danilo assegurou incentivo à toda cadeia produtiva da bacia leiteira caso seja eleito.

Em Pernambuco, 60 mil produtores são responsáveis pela produção de aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite por dia. Um total de 27 municípios pernambucanos integram a bacia leiteira, em sua maioria no Agreste Meridional e no Sertão do Araripe. Nesses locais, são produzidos queijos como o coalho, manteiga e muçarela, além de manteiga e doce de leite, por exemplo.

"É uma alegria estar de volta à São Bento do Una, agora participando da Expoleite. Essa é uma importante iniciativa para que a gente possa preservar, valorizar e consolidar um importante segmento. Essa que é uma referência no estado de Pernambuco; é uma oportunidade para incentivar não só aqueles que trabalham e produzem na bacia leiteira, como a comercialização, orientação técnica, acesso a produtos que aqui também são comercializados. Para, além disso, incentivar outras atividades econômicas da própria cidade", disse Danilo.

Saúde

Em Garanhuns, o pré-candidato a governador Danilo Cabral participou de um café da manhã com o prefeito do município, Sivaldo Albino (PSB). Também estiveram presentes ex-prefeitos, gestores de outros municípios, vereadores e pré-candidatos. Na ocasião, Danilo defendeu a ampliação da rede estadual de Saúde

"A Saúde será uma prioridade, até pela demanda que precisa ser ampliada. Tivemos nesse período recente agora uma pandemia que mostrou a importância do SUS. Quero valorizar o papel do Sistema Único de Saúde, que muitas vezes foi criticado. Se não fosse ele, certamente, teríamos muito mais vítimas da pandemia, além das mais de 600 mil vidas que perdemos", declarou. 

"O Governo do Estado tem tido uma atenção especial com esse tema; há um claro reconhecimento desse papel, inclusive, do governador Paulo Câmara no enfrentamento da pandemia. Todo o conjunto de investimentos que foram feitos levaram Pernambuco a ter a segunda menor taxa de mortalidade do Brasil”, pontuou o pré-candidato. 

Danilo Cabral fez algumas promessas, elencando áreas que vão receber investimentos no seu governo, a exemplo da realização de cirurgias eletivas, boa parte interrompidas em decorrência da pandemia.

"O Governo tem feito investimentos expressivos desde a época de Eduardo. Inauguramos oito hospitais, quase um hospital a cada dois anos. Lá na região metropolitana e também no interior. Esse é um assunto especial; conversava com Sivaldo agora há pouco, para estruturar o Hospital Dom Moura. Ajudar Sivaldo na estruturação da rede municipal de saúde, que ajudará a desafogar a saúde do ponto de vista regional", afirmou. 

 

 

Tags

Autor