JUSTIÇA ELEITORAL

Título de eleitor: com quase meio milhão de atendimentos, site do TSE enfrenta quedas

O prazo para que eleitoras e eleitores façam a emissão, regularização ou transferência do documento a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022 termina na quarta-feira (4)

Cássio Oliveira Lucas Moraes
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Lucas Moraes
Publicado em 02/05/2022 às 18:12 | Atualizado em 03/05/2022 às 19:36
ANTONIO AUGUSTO/TSE
ACOMPANHAMENTO Brasil deve receber 100 observadores internacionais - FOTO: ANTONIO AUGUSTO/TSE
Leitura:

 Na tarde desta segunda-feira (2), os portais e sistemas da Justiça Eleitoral apresentaram instabilidade devido ao alto número de acessos para regularização do título de eleitor. Somente até as 17h de hoje, foram realizados 431 mil atendimentos, de acordo com dados do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para que eleitoras e eleitores façam a emissão, regularização ou transferência do documento a tempo de votar nas Eleições Gerais de 2022 termina na quarta-feira (4). Enquanto os usuários enfrentam problemas, o TSE não apresentou nenhuma alternativa para quem deseja algum atendimento relacionado ao sistema eleitoral.

 

Entretanto, diz que as áreas técnicas responsáveis já trabalham para o restabelecimento das páginas e dos sistemas afetados.

Título de eleitor:

O primeiro título de eleitor pode ser emitido na página Autoatendimento do Eleitor, por meio da opção “Tire seu título”. Como prova de identidade, serão solicitados: uma selfie segurando um documento oficial com foto; imagens de frente e verso do mesmo documento; e um comprovante de residência (conta de água, luz, celular ou carnê de IPTU, por exemplo).

Sobre o certificado de quitação militar, segundo a Resolução TSE nº 23.659/2021, artigo 35: “a apresentação desse documento somente é obrigatória para alistandos do gênero masculino que pertençam à classe dos conscritos".

Estão nesse critério os brasileiros nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade, que compõem a classe chamada para a seleção, tendo em vista a prestação do Serviço Militar inicial.

Eleições 2022

As eleições para presidente, governadores, senadores e deputados acontecerão em 2 de outubro e para votar é preciso estar com o título regularizado. O voto é a ferramenta mais importante da democracia e possibilita ao cidadão o direito de escolher os representantes do povo.

De janeiro a março, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos contra 854.838 novos títulos em 2014 e 877.082 em 2018.

Comentários

Últimas notícias