Nova perícia

Autor de facada em Bolsonaro, Adélio Bispo pode ser solto

Em 2019, Adélio foi diagnosticado com transtorno delirante permanente paranoide

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 11/05/2022 às 8:54 | Atualizado em 11/05/2022 às 8:57
Notícia
X

Autor da facada no presidente Jair Bolsonaro (PL), Adélio Bispo de Oliveira vai passar por uma perícia e pode obter liberdade.

Uma sentença que transitou em julgado em 12 de julho de 2019, determina que a perícia médica deve ser realizada ao fim do prazo mínimo de 3 anos, que termina em 12 de julho de 2022.

Em 2019, Adélio Bispo foi diagnosticado com transtorno delirante permanente paranoide, o que não permite a punição criminal, e, por isso, ele foi considerado inimputável.

A nova perícia será feita para saber se o estado de saúde mental dele permanece o mesmo e se ele ainda representa um risco para a sociedade.

Ministério Público

Ministério Público Federal (MPF) já solicitou à Justiça que determine a realização da perícia médica para averiguar a situação de Adélio Bispo e o pedido já foi encaminhado para análise.

O MPF deve determinar a expedição de ofício ao juízo da 5ª Vara Criminal de Campo Grande (MS), solicitando que aquele juízo providencie a realização da perícia, pois é o responsável pela fiscalização da medida de segurança imposto a Adélio Bispo, de acordo com a Justiça Federal.

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora, expediu no dia 14 de junho de 2019 a sentença de Adélio Bispo. Na ocasião, ele converteu a prisão preventiva em internação por tempo indeterminado. Pela decisão, o agressor deveria permanecer na Penitenciária Federal de Campo Grande (MS).

Na sentença, o juiz aplicou a figura jurídica da "absolvição imprópria", na qual uma pessoa não pode ser condenada. Como no caso de Adélio ficou constatado que ele é inimputável, não poderia ser punido por ter doença mental.

Ainda conforme o magistrado, Adélio Bispo não poderia ir para o sistema prisional comum porque isso "lhe acarretaria concreto risco de morte".

Facada

O atentado contra Bolsonaro ocorreu em 6 de setembro de 2018, quando o então candidato participava de um ato de campanha em Juiz de Fora.

Adélio Bispo foi preso no mesmo dia e, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), confessou ter sido o autor da facada.

Tags

Autor