Senado: Luciana Santos mantém pré-candidatura, mesmo com PT oficializando Teresa
Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos diz aguardar reuniões com a Frente Popular, com PT e PV, que integram a federação com o seu partido
A vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, afirmou que sua pré-candidatura ao Senado Federal está mantida, mesmo diante da oficialização do PT pela indicação do nome da deputada estadual Teresa Leitão para a vaga, na chapa liderada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB). A parlamentar petista, inclusive, foi referendada pelo PT-PE nesse domingo (16), nas presenças do governador Paulo Câmara, do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, e do próprio pré-candidato socialista.
“Depois de ouvir vários segmentos da sociedade e de fazer uma análise cuidadosa do cenário eleitoral, o PCdoB decidiu colocar meu nome à disposição nessas eleições, como pré-candidata ao Senado. Esta não foi uma decisão individual, logo qualquer movimento sobre essa pré-candidatura também não partirá de uma decisão pessoal ou particular", esclareceu Luciana Santos, ao JC.
Ainda segundo a presidente nacional do PCdoB, ela continua aguardando conversar com as siglas que compõem o arco de alianças da Frente Popular de Pernambuco. Além disso, também é esperada a realização de uma reunião com o PT e PV, que integram a federação com o PCdoB, para que possa ser tomar qualquer tipo de decisão.
"É uma reunião que ainda não aconteceu. Por enquanto, sigo como pré-candidata ao Senado porque nossa compreensão é que essa é a candidatura e o formato que ajuda mais a Frente Popular e a campanha pela eleição de Danilo e de Lula aqui no estado”, destacou a vice-governadora.
Nessa sexta-feira (13), conforme publicação do Blog de Jamildo, o deputado estadual e presidente do PV de Pernambuco, Clodoaldo Magalhães, afirmou que iria solicitar oficialmente uma reunião entre os partidos federados para tratar de uma definição sobre a postulação ao Senado entre Teresa Leitão e Luciana Santos.
Ao blog, o parlamentar ressaltou que esse impasse já deveria ter sido resolvido dentro da Frente Popular. "Essa reunião se impõe. A federação precisa se reunir e definir um nome único, bater o martelo, por consenso. Não podemos ter dois candidatos", afirmou Clodoaldo Magalhães, que esteve presente no ato de validação do nome de Teresa para a vaga.
LANÇAMENTO
A vice-governadora Luciana Santos formalizou a sua pré-candidatura ao Senado, no dia 18 de abril, na presença de representantes dos setores da cultura, da educação e dos movimentos sociais, além de parlamentares e gestores. O ato teve como base um manifesto, que conta com mais de mil assinaturas, a favor do nome da presidente nacional do PCdoB para compor a chapa majoritária da Frente Popular.
"Em Pernambuco é preciso ter a Frente Popular com a cara do nosso tempo. Que é a cara da retomada, é a cara do novo País, que é a cara da esperança, que é ter Luiz Inácio Lula da Silva como presidente da República e para isso tem que ter uma chapa que tenha nitidez, que tenha essa identidade", declarou a dirigente comunista, durante a ocasião, mas sem citar diretamente o deputado federal Danilo Cabral.