Eleições 2022

PSDB adia reunião decisiva para sacramentar apoio a Simone Tebet

O PSDB aguarda um posicionamento mais contundente do MDB de que Simone Tebet terá a sigla para disputar o Palácio do Planalto

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 24/05/2022 às 17:31 | Atualizado em 24/05/2022 às 17:32
Notícia
X
Com informações do Estadão Conteúdo
A reunião da Executiva Nacional do PSDB, considerada como decisiva para sacramentar o apoio do partido à pré-candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MDB), foi adiada para o dia 2 de junho. No entanto, a avaliação do partido tucano é de que o grupo contrário à aliança estaria isolado
A ala que defende uma candidatura própria a presidência da República, é liderada pelo deputado federal Aécio Neves (MG), e seus aliados, como como o deputado Paulo Abi-Ackel (MG) e o ex-senador José Aníbal. Eles defendem a tese de que o PSDB, diante da desistência do ex-governador de São Paulo, João Doria, o partido poderia lançar  o ex-governador Eduardo Leite (RS) ou o senador Tasso Jereissati (CE) para a disputa presidencial. 
Segundo informações do Estadão Conteúdo, Doria terá um peso decisivo nesse debate interno. "O gesto de Doria deu a ele maior autoridade política e moral e sua opinião neste momento passa a ter maior poder dentro do PSDB", disse o presidente nacional do partido, Bruno Araújo, ao jornal.
Com relação a uma candidatura própria, Araújo afirma que esse tema já foi debatido pela executiva tucana, que deliberou em duas oportunidades pela proposta de seguir na aliança com o MDB. Isso não impede, porém, que seja novamente colocada em pauta no próximo encontro.
O PSDB optou por adiar a reunião da executiva para aguardar um posicionamento mais contundente do MDB de que Simone Tebet terá a legenda para disputar o Palácio do Planalto. A cúpula emedebista se reúne nesta terça-feira (24), para tratar do tema.

Financiamento

Em outra frente, os deputados Beto Pereira e Adolfo Viana e o senador Izalci Lucas vão iniciar os debates com o MDB sobre plano de governo e palanques regionais. O PSDB colocou como prioridade que o MDB apoie o nome tucano na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul e espera palanque do partido também em Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
Ocorre que em Pernambuco, o MDB faz parte do arco de alianças da Frente Popular, que apoia a pré-candidatura ao Governo do Estado do deputado federal Danilo Cabral (PSB). Enquanto a oposição, tem como uma das pré-candidaturas, a da ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra, que também é presidente estadual do PSDB. 
Na quesito finanças, os tucanos admitem apoiar financeiramente a candidatura de Simone Tebet, caso indiquem o vice na chapa, mas consideram que a responsabilidade de financiar a campanha é do MDB.
 

Tags

Autor