Saúde

Danilo Cabral lamenta morte de bebês e diz que novos leitos serão prioridade de seu governo

O pré-candidato a governador pelo PSB afirma que o sistema de saúde demanda instalação de novos leitos hospitalares

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 24/05/2022 às 19:22 | Atualizado em 24/05/2022 às 19:23
Notícia
X

O pré-candidato a governador pelo PSB, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), lamentou a morte de dois bebês nas últimas 48 horas, que  aguardavam por um leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica. Eles apresentaram quadro de síndrome respiratória aguda grave (Srag), mas infelizmente não conseguiram resistir. Por nota, o parlamentar socialista reconheceu que a situação no Estado é séria e que “o sistema demanda instalação de novos leitos hospitalares”.

“Lamento profundamente as mortes dos bebês que faleceram por síndrome respiratória aguda grave nestes últimos dias e quero me solidarizar com as famílias. Apesar de Pernambuco ter o maior investimento na área de saúde do Nordeste, é muito séria a falta de vagas para para atender os pacientes. O sistema demanda instalação de novos leitos hospitalares. Essa será uma das prioridades do nosso governo”, disse Danilo Cabral, ao ser questionado pelo JC.

 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o número de solicitações de UTI para crianças e bebês teve um aumento três vezes maior do que com relação aos pedidos feitos durante o mesmo período de sazonalidade do ano passado. As informações são da coluna Saúde e Estar Bem.

O Governo do Estado também informou que nos últimos dias, foram abertos 40 leitos de UTI pediátrica, sendo sendo 10 em Araripina (Hospital e Maternidade Santa Maria) na semana passada; 10 leitos em Serra Talhada, no Hospital Eduardo Campos, na terça-feira (17); 10 na Brites de Albuquerque, em Olinda, na quinta-feira (19); e 10 no Hospital Regional de Palmares na sexta (20).

Nesta segunda (23), outros 20 leitos estariam sendo abertos na Unidade Pernambucana de Atenção Especializada (UPAE) de Goiana (10), na Zona da Mata Norte, e no Hospital Maria Lucinda (10), no Recife. Ainda segundo a publicação da coluna Saúde e Bem Estar, o Executivo estadual acertou , junto à rede contratualizada, a criação de outros 10 leitos no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guararapes, e 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros, no Agreste. Ainda há a previsão de mais 10 leitos de UTI pediátrica no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) na próxima semana.

CASOS

Um bebê de 11 meses, morreu, nessa segunda-feira (23), enquanto aguardava por um leito de UTI. O menino deu entrada na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no Recife, com diagnóstico de bronquiolite viral aguda - causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a criança tinha um histórico de prematuridade e já havia passado por três meses de internamento em uma UTI neonatal. Ele tinha sido intubado e colocado em ventilação mecânica, mas apresentou bradicardia, levando-o a uma parada cardíaca.

Nesta terça-feira (25), uma menina de um mês também faleceu enquanto aguardava por uma vaga de UTI. Ela estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a SES-PE, ela apresentava um quadro de bronquiolite viral aguda e passou a receber suportes ventilatórios. O falecimento ocorreu durante o processo de transferência para a UTI, que teria sido disponibilizada duas horas antes do óbito.

 

 

Tags

Autor