Saúde

Raquel Lyra diz que Governo de Pernambuco não prioriza saúde infantil

A pré-candidata a governadora afirma que a grave situação das UTIs pediátricas também pode ser vista em outras áreas da saúde no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 24/05/2022 às 19:32 | Atualizado em 24/05/2022 às 19:40
Notícia
X

A pré-candidata a governadora de Pernambuco, a ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB), declarou que a falta de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e a morte de dois bebês que aguardavam por uma vaga, "são reflexos de uma questão crônica, fruto da total ineficiência deste governo que não prioriza a saúde infantil". 

Ainda segundo a presidente estadual do PSDB, falta ao Estado uma gestão da rede pública de saúde, que possa oferecer à população uma estrutura adequada e boas condições de trabalho para médicos e profissionais de saúde. "Isso dificulta a interiorização da assistência especializada em pediatria em todo Estado, reduzindo o acesso ao atendimento e superlotando as unidades do Recife", apontou Raquel. 

"O que se vê nas UTIs pediátricas pode ser estendido para outras áreas da saúde. Pernambuco não cuida ou protege sua gente como é dever do Estado. Essa situação não é tolerável, mas sim, revoltante", completou a ex-prefeita de Caruaru.

CASOS

Um bebê de 11 meses, morreu, nessa segunda-feira (23), enquanto aguardava por um leito de UTI. O menino deu entrada na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena, no Recife, com diagnóstico de bronquiolite viral aguda - causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que a criança tinha um histórico de prematuridade e já havia passado por três meses de internamento em uma UTI neonatal. Ele tinha sido intubado e colocado em ventilação mecânica, mas apresentou bradicardia, levando-o a uma parada cardíaca.

Nesta terça-feira (25), uma menina de um mês também faleceu enquanto aguardava por uma vaga de UTI. Ela estava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro do Curado, em Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a SES-PE, ela apresentava um quadro de bronquiolite viral aguda e passou a receber suportes ventilatórios. O falecimento ocorreu durante o processo de transferência para a UTI, que teria sido disponibilizada duas horas antes do óbito.

RESPOSTA

Em resposta,  Secretária Estadual de Saúde (SES-PE) informou por nota, que o Pernambuco possui a maior rede para  para casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em crianças do Nordeste, com 280 leitos infantis, sendo 150 de UTI e 130 de enfermaria, mas que o Governo "está trabalhando de forma permanente para ampliar a rede para atender este público". 

"Para enfrentar este quadro, mesmo com a escassez de intensivistas pediátricos e neonatais – realidade de todo o país, o Governo do Estado já abriu 60 leitos de UTI pediátrica apenas nos últimos dias, sendo 10 em Araripina (Hospital e Maternidade Santa Maria); 10 leitos em Serra Talhada, no Hospital Eduardo Campos, na terça-feira (17); 10 na Brites de Albuquerque, em Olinda, na quinta-feira (19); e 10 no Hospital Regional de Palmares na sexta (20)", afirmou a pasta. 

"Na noite desta segunda-feira (23), outros 20 leitos de UTI foram abertos, sendo 10 na UPAE de Goiana (10), na zona da Mata Norte, e 19 no Hospital Maria Lucinda , no Recife. Ainda nesta semana foi acertada, junto à rede contratualizada, a abertura de outros 10 leitos no Hospital Memorial Guararapes, em Jaboatão dos Guarapes, e 10 no Jesus Pequenino, em Bezerros. Ainda há a previsão de mais 10 leitos de UTI pediátrica no IMIP na próxima semana", completou a Secretária de Saúde.

Outro ponto destacado foi a convocação de 369 profissionais de saúde concursados, na semana passada,  entre os quais 14 são médicos pediatras e 46 são fisioterapeutas, que irão reforçar os plantões em unidades de referência em pediatria. Mas, vale lembrar que mesmo diante das ações colocadas pelo Governo do Estado, o secretário de Saúde André Longo, ressaltou que, "em situações excepcionais, de epidemia, como esta que estamos vivendo, sempre haverá infelizmente perdas de vida".

 

 

Tags

Autor