Ex-presidente

Lula afirma que o PSDB 'acabou' e que o PT 'continua forte'

O PSDB era o maior adversário político do PT, até as eleições de 2018, quando Bolsonaro ocupou esse lugar

Imagem do autor
Cadastrado por

Cássio Oliveira

Publicado em 01/06/2022 às 7:57
Notícia
X

Durante evento em São Paulo, nessa terça-feira (31), o pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o PSDB, histórico adversário do PT na política nacional, "acabou".

"Um senador do PFL disse uma vez que era preciso acabar com a 'desgraça do PT', o Jorge Bornhuasen. O PFL acabou. Agora, quem acabou foi o PSDB. O PT continua forte, continua crescendo e conseguiu construir a maior frente de esquerda já feita nesse País", afirmou Lula.

A declaração foi dada durante o lançamento do livro "Querido Lula: cartas a um presidente na prisão".

Eleições

Sigla que teve um presidente da República por dois mandatos e terminou em segundo lugar durante quatro eleições (2002, 2006, 2010 e 2014), o PSDB vive hoje o momento mais delicado de sua história.

Pela primeira vez, corre o risco de não ter candidatura presidencial própria, após o ex-governador de São Paulo João Doria deixar a disputa. Ala do partido analisa apoiar a candidatura de Simone Tebet, do MDB, à Presidência, outra ainda insiste em candidatura própria.

Caso lance nome na corrida, as chances de vitória são pequenas pelo que mostram as recentes pesquisas de intenção de voto.

O quadro atual aponta para uma polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Quadros históricos da sigla, como o ex-ministro Aloysio Nunes, já anunciaram que apoiarão o petista em primeiro turno.

Tags

Autor