ELEIÇÕES 2022

Simone Tebet consegue roubar votos de Lula e Bolsonaro? Veja o que diz pesquisa eleitoral

Primeira pesquisa eleitoral após retirada da pré-candidatura de João Doria (PSDB) mede o desempenho de Simone Tebet (MDB) sem ex-governador de São Paulo

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 25/05/2022 às 10:38 | Atualizado em 25/05/2022 às 10:41
X

Divulgada nesta quarta-feira (25), a pesquisa eleitoral CNN/RealTime Big Data é a primeira a mostrar o desempenho de Simone Tebet (MDB) após a retirada oficial da pré-candidatura de João Doria (PSDB). A pré-candidata pouco cresceu e segue sem ameaçar Lula (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

Os números da pesquisa eleitoral não alimentam entusiasmo pela pré-candidatura de Simone Tebet (MDB), que tinha no ex-governador de São Paulo como primeira barreira para ser a representante, nas urnas, da aliança entre dos tucanos e emedebistas, junto ainda do Cidadania.

Sem João Doria na disputa, Simone Tebet cresce apenas um ponto percentual, atingindo 2% de intenção de voto. Dessa forma, a chamada 'terceira via' segue sem conseguir romper com a hegemonia de Lula e Bolsonaro, que não apresentam variação com a candidatura da senadora.

No cenário mais provável da pesquisa, sem Doria e com Tebet, Lula (PT) seque liderando, com 40% das intenções de voto no primeiro turno, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, com 9% de intenção de voto.

A senadora do Mato Grosso do Sul fica empatada com André Janones, do Avante. Não pontuaram: Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP) e José Maria Eymael (DC). Veja como fica o cenário:

  1. Lula (PT) – 40%
  2. Bolsonaro (PL) – 32%
  3. Ciro Gomes (PDT) – 9%]
  4. André Janones (Avante) – 2%
  5. Simone Tebet (MDB) – 2%
  6. Luciano Bivar (União Brasil) – 1%
  7. Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) não pontuaram
  8. Branco/Nulo – 9%
  9. Não sabe/Não respondeu – 5%

Mais informações sobre a pesquisa eleitoral CNN/RealTime Big Data

Para este levantamento, foram realizadas entrevistas por telefone com 3 mil pessoas, entre segunda-feira (23) e terça (24). A margem da pesquisa eleitoral é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags

Autor