Eleições 2022

No interior de Pernambuco, Miguel Coelho apresenta propostas ligadas ao abastecimento de água, economia e saúde

Ex-prefeito de Petrolina é pré-candidato a governador de Pernambuco

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 06/06/2022 às 14:50
Jonas Santos/Divulgação
GIRO No Agreste e Sertão, ex-prefeito de Petrolina também defendeu investimentos públicos na saúde - FOTO: Jonas Santos/Divulgação
Leitura:

Em giro pelo Agreste e pelo Sertão do Estado no último fim de semana, o pré-candidato a governador de Pernambuco, Miguel Coelho (UB), defendeu investimentos públicos na saúde e uma política fiscal que garanta a cobrança de menos impostos para a população. A democratização do acesso à água também foi uma das pautas abordadas por Miguel durante as suas andanças dos últimos dias.

Na sexta-feira (3), ao passar por Arcoverde, no Sertão pernambucano, o pré-candidato garantiu que vai concluir as obras da Adutora do Agreste, que são executadas pelo Executivo estadual com recursos da União para levar água da transposição do Rio São Francisco para mais de 2 milhões de pessoas.

"A Adutora do Agreste não terminou porque resolveram começar a obra pelo fim. A água do Ramal do Agreste já está aqui em Arcoverde e Pesqueira, só que a adutora começou a ser feita de lá para cá, o que não tem sentido. Se tivermos a oportunidade, asseguro que vamos entregar essa obra", disse Miguel, ao lado do deputado federal Fernando Filho e do pré-candidato a deputado estadual Zeca Cavalcanti.

Jonas Santos/Divulgação
Miguel Coelho visita Arcoverde - Jonas Santos/Divulgação

Na cidade, Miguel ainda visitou comerciantes locais e se encontrou com moradores do bairro São Geraldo, o segundo mais populoso do município. Em entrevistas a jornalistas da região, o pré-candidato mencionou a necessidade de o Sertão do Moxotó ser olhado com prioridade, sobretudo no atendimento à saúde.

"Você vê o que está acontecendo no Hospital da Restauração, no Recife. Se na principal cidade está esse caos, imagine no interior, que não tem muitas vezes atendimento algum. Eu tenho defendido interiorizar a saúde a partir da criação de centros de diagnósticos, de maternidades regionais entre outras medidas que façam o povo ter acesso ao médico, a um exame, a uma cirurgia e encerre essa política de colocar as pessoas numa ambulância para serem atendidas na capital e lotarem a rede de saúde", declarou o ex-prefeito de Petrolina.

No sábado (4), já no município de Pedra, Miguel Coelho se reuniu com produtores da bacia leiteira do Agreste e debateu formas de garantir mais condições de produtividade e renda para o segmento. Segundo a equipe do postulante, a região produz 2,7 milhões de litros de leite por dia e os produtores se queixam do excesso de impostos, além da competição desleal com empresas do Sul do Sudeste, bem como problemas de logística devido às condições das estradas do Estado.

Jonas Santos/Divulgação
Miguel Coelho visita Pedra - Jonas Santos/Divulgação

No encontro, Miguel se comprometeu a, caso eleito, aumentar as compras governamentais do produto. "Em vez de leite em pó, vamos colocar o leite comprado direto dos produtores na merenda das escolas pernambucanas. Isso vai aumentar significativamente a demanda local e as vendas dessa cadeia produtiva", cravou.

O pré-candidato do União Brasil ainda assegurou que vai implementar um pacote de ações para propiciar aos produtores competitividade nacional. “É inadmissível que tenhamos uma bacia que produz quase 3 milhões de litros de leite e não ter uma política fiscal adequada. Vamos investir nos nossos produtores com menos imposto e mais incentivo fiscal. Não faz sentido essa política de só cobrar e sufocar o produtor. Quando criamos uma política fiscal mais justa, o produtor vende, gera emprego, o dinheiro circula e, lá no final, o Estado acaba arrecadando também, todos ganham”, explicou.

No dia seguinte, domingo (5), Miguel esteve Santa Cruz do Capibaribe, Taquaritinga do Norte e Lagoa de Itaenga. No Moda Center, ele conversou com comerciantes e disse que pretende isentar de impostos estaduais os empreendedores que tiverem até R$ 100 de faturamento anual.

"Santa Cruz do Capibaribe e o Moda Center são exemplos do Pernambuco que dá certo. Conversamos com os empreendedores e nos comprometemos em atender um conjunto de medidas para aquecer a economia, dentre elas, a isenção de quem fatura até R$ 100 mil. Quero ser um governador que acabe com a perseguição e foque no trabalho, em dar condições para os pernambucanos produzirem com tranquilidade", afirmou.

Além do combate ao excesso de impostos, Miguel disse que investirá em abastecimento de água e em infraestrutura, concluindo obras como de duplicação da rodovia de acesso a Santa Cruz do Capibaribe. "A gente ouviu uma crítica quase unânime da falta de água, que isso afeta a vida das pessoas e também a produção. Tenho dito que é necessário refazer a Compesa, vamos privatizar e garantir abastecimento não só para o Polo de Confecções, bem como, para todo o estado", disparou o pré-candidato.

Comentários

Últimas notícias