MORADIA

SABATINA UOL: Danilo Cabral responsabiliza falta de política habitacional por mortes após chuvas em Pernambuco

O pré-candidato a governador de Pernambuco falou que o Estado brasileiro não priorizou dar moradia as pessoas que deixaram o campo no processo de mudança demográfica do Brasil

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 08/06/2022 às 18:54
Reprodução
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), participou da Sabatina UOL - FOTO: Reprodução

Apesar de o PSB ter sido quem menos investiu em prevenção de tragédias nos morros do Recife, o pré-candidato ao governo de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), em entrevista ao portal UOL, procurou isentar de forma direta o partido socialista, buscando fazer uma análise geral e indicando a falta de política habitacional como um problema de responsabilidade nacional.

"Esse fenômeno, que está sendo chamado de ventos extremos, não ocorreu só aqui em Pernambuco. É um conjunto de situações que, nos últimos sete meses, tivemos mais de 450 vidas perdidas em várias regiões do Brasil: na Bahia, no Rio de Janeiro (Petrópolis), no Sul de Santa Catarina, em São Paulo... É um momento de um ponto fora da curva. E, claro, somado ao acúmulo histórico de descaso do Estado brasileiro. Ninguém individualmente, mas, coletivamente, tem a responsabilidade", falou Danilo Cabral, sobre centenas de mortes decorrentes das fortes chuvas que caíram na Região Metropolitana do Recife nas últimas semanas.

Como justificativa para tais tragédias, o pré-candidato a governador de Pernambuco citou o processo histórico do êxodo rural no País. "Vivenciamos uma mudança demográfica no Brasil. Deixamos de ser um País rural e passamos a ser urbanos num prazo de 50 anos. Aqui no Recife, em 1950, tinha pouco mais de 500 mil pessoas. Na década de 1960 já tinha 1 milhão... E essas pessoas ocuparam, num processo de urbanização, lugares que elas não escolheram, mas foram morar nos morros porque não houve, por parte do Estado brasileiro, uma priorização de dar moradia a essas pessoas", justificou Cabral.

"O Estado brasileiro colocou na constituição o direito a habitação social no ano de 2000. A Constituição Federal de 88 sequer conseguiram colocar e reconhecer a habitação como uma prioridade e um direito social. O que ocorreu (tragédia por conta das chuvas) não foi só no Recife, mas aconteceu na Região Metropolitana... Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe, não foi uma situação localizada. E a lógica disso foram as ocupações das cidades e efetivamente a falta de política habitacional", complementou Danilo.

POLÍTICA HABITACIONAL

Mais uma vez, o pré-candidato do PSB buscou em políticas do passado para vislumbrar mudanças futuras. "Tivemos apenas dois momentos de política habitacional do Brasil: o BNH (Banco Nacional da Habitação) e depois o Minha Casa Minha Vida. E o que aconteceu recentemente com esses programas? Não estou eximindo ninguém da responsabilidade, mas precisamos dar a leitura correta ao problema", disse Danilo Cabral.

Para o socialista, esse problema social é algo que nenhum político vai resolver sozinho. "É preciso juntar esforços. Nenhum ente ou federação vai superar isso sozinho. Temos um déficit de habitação no Brasil que chega a mais de 8 milhões de pessoas que não têm casa. Há um conjunto necessário de investimentos para essas obras de infraestrutura, de habitabilidade, drenagem, saneamento... Coisas que nenhum ente consegue fazer isso sozinho. Tem de juntar todos, fazer um estudo para analisar isso de forma metropolitana. ter prioridade de orçamento e buscar recursos", apontou Danilo.

Também já participaram da sabatina UOL a pré-candidato Marília Arraes (Solidariedade)Miguel Coelho (União Brasil).

Sabatina UOL

  • 09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
  • 09/06 - 16h - Jones Manoel (PCB)
  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias