Segurança pública

SABATINA UOL: 'Bandido não tem que ter vida fácil aqui em Pernambuco', afirma Miguel Coelho

Na entrevista, o postulante a governador se comprometeu a, caso eleito, centrar esforços na redução dos índices de criminalidade do Estado, além de garantir investimentos na formação e reciclagem das forças de segurança e no empoderamento da tropa

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 08/06/2022 às 12:18 | Atualizado em 08/06/2022 às 13:25
Reprodução
Miguel Coelho é o segundo participante da sabatina do UOL em parceria com a Folha de S.Paulo - FOTO: Reprodução

Durante a sua participação na sabatina promovida pelo portal UOL na manhã desta quarta-feira (8), o ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato a governador, Miguel Coelho (União Brasil), apresentou algumas das suas principais propostas para a segurança pública do Estado. Na ocasião, o postulante se comprometeu a, caso eleito, centrar esforços na redução dos índices de criminalidade, além de garantir investimentos na formação e reciclagem das forças de segurança e no empoderamento da tropa.

"As polícias de Pernambuco precisam ser empoderadas e uma nova política de segurança pública tem que ser implementada. O Pacto pela Vida, que é a atual política do PSB, está falida, acabou, só existe na propaganda e no Excel. A gente precisa de uma política de valorização, não só salarial, mas também, porque isso é uma parte que motiva toda a tropa, seja PM, Polícia Civil, Penal, Bombeiros, Científica e as demais forças de segurança, mas precisamos fazer um grande projeto de investimentos, de empoderamento, de valorização, de aparelhamento, para que as polícias tenham inteligência na hora de atuar", disse o pré-candidato.

Na entrevista, Miguel Coelho destacou, por exemplo, que que o efetivo policial de Pernambuco seria, hoje, menor do que o de 20 anos atrás, e que apenas metade dos casos de homicídios praticados no Estado chegam a ser investigados. Segundo ele, a responsabilidade pelo cenário seria da gestão Paulo Câmara (PSB), que, entre outras decisões consideradas equivocadas, impediria a polícia de apurar crimes cometidos no ano anterior à investigação.

"A gente precisa pensar as políticas de segurança em duas frentes, a primeira é a prevenção, e aí entra a política de iluminação pública, recuperação de áreas degradas, políticas sociais, em segundo lugar na política de repressão. Bandido não tem que achar que tem direito em Pernambuco. Quem tem direito e precisa ser respeitada é a polícia. Bandido não tem que ter vida fácil como está tendo aqui no nosso Estado. A gente precisa ter a mão muito dura e a polícia precisa ter a segurança do Estado que poderá exercer a sua função", cravou Miguel.

Ao ser questionado sobre como promoveria o "empoderamento" das polícias em meio à sucessivas queixas de excessos cometidos por integrantes da tropa, Miguel afirmou que o policial pernambucano precisa se sentir seguro ao enfrentar criminosos nas ruas, mas também passar por reciclagens regulares para evitar que as próprias forças de segurança cometam crimes.

"Tem uma máxima na faculdade de direito que diz que 'o meu direito acaba quando começa o direito do vizinho'. O bandido quando empunha uma arma e aponta para a polícia já perdeu qualquer direito de explicação. Porque nenhum cidadão de bom coração e de boa intenção vai levantar uma arma contra forças de segurança. E a polícia precisa estar legitimada a poder se defender e o patrimônio da sociedade, que é a vida do povo pernambucano", disse Miguel.

"Sabe quantas vezes um policial civil ou militar passa por uma reciclagem no treinamento no Estado? Nenhuma. Há cerca de 10 anos, o curso de formação durava entre um ano e um ano e meio, hoje dura seis meses. Nós precisamos investir na capacitação dos nossos policiais. Claro que aqui a gente não coaduna com nenhum tipo de excesso e quem o fizer vai ter que pagar com o preço da lei, mas nós também não podemos ter policiais amedrontados ou sufocados sem conseguir fazer o seu trabalho", completou o ex-prefeito.

Miguel Coelho é o segundo participante da série de sabatinas promovida pelo UOL, em parceria com a Folha de S. Paulo, com os pré-candidatos a governador de Pernambuco. O postulante do União Brasil foi prefeito de Petrolina por dois mandatos, além de deputado estadual.

A primeira a participar das entrevistas foi a deputada federal Marília Arraes, que pretende participar da disputa pelo Solidariedade. Veja abaixo o calendário das próximas sabatinas:

08/06 - 16h - Danilo Cabral (PSB)
09/06 - 10h - Raquel Lyra (PSDB)
09/06 - 16h - Jones Manoel (PCB)
10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias