ELEIÇÕES 2022

Danilo Cabral diz que Eletrobras é ameaçada com privatização e pede mobilização contra o processo

Pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB pediu empenho da população contra oferta de ações da estatal

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 10/06/2022 às 20:56
CÂMARA DOS DEPUTADOS
OPINIÃO Críticas foram em relação às atitudes do presidente sobre os assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips - FOTO: CÂMARA DOS DEPUTADOS
Leitura:

O pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSB, Danilo Cabral, utilizou suas redes sociais, nesta sexta-feira (10), dia do aniversário da Eletrobras, para pedir mobilização da sociedade contra o processo de privatização da empresa. Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf - subsidiária da Eletrobras -, Cabral disse que a estatal é ameaçada com o processo de venda de ações. 

"Salve 60 anos da Eletrobras pública essa é a hashtag que estamos hoje (ontem) usando para celebrar os 60 anos dessa importante empresa que pertence ao povo brasileiro. A Eletrobras leva através da energia desenvolvimento econômico e social a todo o País. Neste momento, a empresa que pertence ao povo brasileiro está sendo ameaçada de privatização. Aqui na condição também de presidente da frente parlamentar de defesa da chesf, empresa vinculada à Eletrobrás, queremos mobilizar a sociedade brasileira para mais uma vez, através dessa iniciativa, de celebração de aniversário, lutarmos contra a privatização da eletrobras", disse o pré-candidato em uma rede social. 

Na votação na Câmara dos Deputados do projeto de privatização da Eletrobras, Danilo Cabral, assim como demais colegas do PSB votaram contra o texto que liberava o governo federal a se desfazer de parte das ações que detém da empresa. 

Com a capitalização, que já foi permitida pelo Tribunal de Contas da União, a iniciativa privada passará a deter a maior parte do capital acionário da estatal e consequentemente o controle da empresa, que mantém tem 105 usinas, entre elas 36 hidrelétricas, incluindo Belo Monte, 10 termelétricas, 2 usinas termonucleares, 20 eólicas e uma solar. 

Ao todo, serão ofertadas 627.675.340 milhões de ações novas, em uma oferta primária, e 69.801.516 milhões de ações que pertencem ao BNDESPar, em uma oferta secundária. As operações ocorrerão ao mesmo tempo na bolsa brasileira, a B3, e na bolsa de Nova York.

A Eletrobras precificou em R$ 42 o preço por ação nas ofertas primária e secundária, que serão realizadas na segunda-feira (13). 

 

Comentários

Últimas notícias