VICE

Luciana Santos não descarta ser vice de Danilo Cabral e fala em identidade com Lula

A presidente nacional do PCdoB afirmou que Lula deverá cumprir agenda em Pernambuco durante realização do Festival de Inverno de Garanhuns

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 06/07/2022 às 20:18 | Atualizado em 21/07/2022 às 10:25
DAY SANTOS / JC IMAGEM
CONTEXTO Vice-governadora defende uma composição de chapa majoritária que tenha identidade com Lula - FOTO: DAY SANTOS / JC IMAGEM
Leitura:

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) defende uma composição de chapa majoritária que tenha “identidade com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O que rebate as críticas que têm sido feitas sobre a possível indicação do seu nome para compor novamente o cargo de vice, no projeto político que tem o pré-candidato a governador pelo PSB, Danilo Cabral, e a pré-candidata ao Senado, a deputada estadual Teresa Leitão (PT).

Membros do PSB e outros aliados da Frente Popular de Pernambuco, consideram que essa formação por ser puramente de esquerda, reforça a tese de que é necessário contemplar campos mais ao centro. Presente na abertura da 22º edição da Fenearte, nesta quarta-feira (6), Luciana Santos não descartou a possibilidade de seu nome, que antes havia sido apresentado para o Senado, ser validado para a vice, afirmando ainda que está aberta ao debate.

“O PCdoB é um partido que sempre defendeu, ainda mais no momento que estamos atravessando no Brasil, a constituição de frentes amplas. Nós somos aqueles que em nível nacional, festejamos a vinda de Alckmin, que saiu do PSDB e se filiou ao PSB, tudo isso vai nessa direção de amplitude”, afirmou ao JC.

“No caso nosso aqui de Pernambuco, vemos uma situação mais singular, em que é necessário que se tenha mais nitidez política e ideológica. Acho que é mais conveniente uma composição que possa ter mais essa cara da candidatura de Lula aqui no Estado”, completou.

Com uma frente ampla de partidos, fechar um nome para a vice não será uma tarefa fácil. Alguns nomes como os dos deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos) e Wolney Queiroz (PDT) chegaram a ser cogitados, entretanto, teriam declinado da possibilidade por estarem de olho na renovação dos seus mandatos na Câmara dos Deputados

O que não quer dizer, que eles não possam indicar um quadro de suas siglas, contemplando um espaço mais alinhado ao centro, como alguns desejam. O movimento feito pelo PP, de Eduardo da Fonte, e do PROS, de Bruno Rodrigues, não migrarem para o palanque da pré-candidata a governadora Marília Arraes (Solidariedade), permanecendo da Frente Popular, também pode influência na escolha dessa vaga.

Visita

A presidente nacional do PCdoB Luciana Santos, tem circulado em agendas com o líder petista, nas últimas semanas. Eles já estiveram juntos em Sergipe, São Paulo e mais recentemente na Bahia. Em Pernambuco, a visita de Lula está sendo articulada para ocorrer durante a programação do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), de 15 a 31 de julho.

“A data estava para ser decidida ontem (5), mas Gleisi (Hoffmann) disse que seria agora no FIG, provavelmente no final de julho ele virá. E, certamente, também vai fazer toda a outra agenda prevista que seria Serra Talhada e Recife, mas não se sabe exatamente o dia”, informou Luciana Santos.

Comentários

Últimas notícias