Eleições 2022

Anderson Ferreira inicia campanha com apresentação das diretrizes do seu Plano de Governo; confira todas as propostas

Caso seja eleito governador, Anderson terá entre as suas prioridades terminar obras paradas, retomar a geração de empregos através do aumento dos investimentos públicos e promover o desenvolvimento social

Imagem do autor
Cadastrado por

Renata Monteiro

Publicado em 15/08/2022 às 16:13 | Atualizado em 15/08/2022 às 16:40
Notícia
X

O candidato do PL ao Palácio do Campo das Princesas, Anderson Ferreira, convocou a imprensa para uma coletiva nesta terça-feira (16), no Mar Hotel, na Zona Sul do Recife, para apresentar as diretrizes do seu Plano de Governo. Na ocasião, o liberal dará os primeiros passos na corrida rumo à chefia do Executivo estadual, já que a campanha eleitoral começa oficialmente amanhã.

"O evento vai contar com a participação do candidato ao Senado Federal, Gilson Machado Neto (PL); da candidata à vice-governadora, Izabel Urquiza (PL); e de representantes da equipe responsável pela elaboração do plano", diz a equipe de Anderson, por nota.

Os dados do Plano de Governo do candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, porém, já foram divulgados pela Justiça Eleitoral, e mostram que Anderson terá como prioridades de gestão: terminar obras paradas, retomar a geração de empregos através do aumento dos investimentos públicos, promover o desenvolvimento social, incentivar a economia circular (tratamento de resíduos sólidos) e governar com todos (menos no gabinete e mais nos municípios).

"Nosso Estado vem sofrendo nos últimos 8 anos com o pior governo de toda história de Pernambuco. São obras inacabadas, tetos de hospitais caindo, superlotação nos corredores das unidades de saúde, transporte urbano caótico e rodovias intransitáveis. Pernambuco deixou de ser um líder regional para ser destaque negativo nas piores estatísticas do Brasil e do Nordeste: somos o pior em geração de empregos, o segundo pior nos índices de linha de pobreza, o terceiro pior no aumento das mortes violentas e o terceiro pior em desigualdade de renda. Na economia, somos o segundo pior em ambiente de negócios e o sétimo pior na capacidade de investimentos", diz o documento, disponível para consulta pública.

No texto, a campanha de Anderson Ferreira também conta que o Plano de Governo foi construído "com propostas, não promessas", levando em conta as necessidades da população, de instituições religiosas, sindicatos, entidades de classes e outros setores.

"As ideias e sugestões obtidas vão possibilitar a volta do crescimento econômico, a geração de emprego e renda, a redução da violência, a segurança alimentar, a melhoria dos serviços de saúde, a inovação na educação e a novos investimentos púbicos e privados", revela o documento.

O material explica, ainda, que com base nas diretrizes detalhadas acima, o Plano de Governo foi montado sobre 5 eixos: Infraestrutura, Econômico, Social, Ambiental e Governança. "Esses eixos estão alinhados com a Estratégia Federal para o Desenvolvimento do Brasil 2020-2030, do Decreto Federal 10.531/20, com os Planos Plurianuais (PPA’S), com as Leis das Diretrizes Orçamentárias (LDO), e as Leis Orçamentárias Anuais (LOA) dos Governos Federal, Estadual, e Municipais 2020 – 2023", afirma o texto.

No arquivo de PDF com 20 páginas disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha do PL em Pernambuco também listou o posicionamento de Pernambuco em diversos indicadores, como taxa de desemprego, linha da pobreza, ambiente de negócios, entre outros, e pontuou ações do governo Bolsonaro para o Estado. Entre os itens lembrados pelo candidato como benefícios do Executivo federal para o Estado, estão a conclusão da transposição do São Francisco e a construção de um viaduto na BR-428, em Petrolina.

CLIQUE AQUI PARA LER A ÍNTEGRA DO PLANO DE GOVERNO DE ANDERSON FERREIRA

No trecho do arquivo em que a campanha detalha as suas propostas, na área de infraestrutura o texto promete a conclusão das obras das estações do BRT e dos terminais integrados, a viabilização da construção de 4 barragens na Mata Sul, a finalização da Barragem de Serro Azul, a reavaliação do cronograma do contrato da Parceria Público-Privada (PPP) do saneamento na Região Metropolitana do Recife, e a redução do déficit habitacional para famílias de baixa renda, através de parcerias com o governo federal.

Ao falar sobre economia, a candidatura do PL afirma que vai "focar na consolidação dos grandes empreendimentos estruturadores que trarão mais desenvolvimento e geração de renda e empregos, com investimentos na ordem de R$ 15 bilhões e geração de 22 mil empregos". Além disso, o programa prevê ações como a obtenção da autonomia do Porto de Suape, o fomento à qualificação da mão de obra, novos investimentos através de PPP's e a implantação da tecnologia 5G para modernização do Estado e transformação digital da sociedade.

No campo social, a campanha de Anderson Ferreira deseja "promover o bem-estar das famílias, com foco na inclusão social e cidadania, para redução das desigualdades sociais". Para isso, está estabelecido que caso o liberal seja eleito, "o acesso às políticas públicas e aos programas de combate a miséria e a pobreza será ampliado", a tarifa social da água será implementada, haverá a interiorização da assistência médica e a ampliação da proteção da mulher na sociedade e no mercado de trabalho, "por meio de cursos profissionalizantes, cuidados a
saúde, prevenção à violência e orientação jurídica".

Na área ambiental, o documento garante que um governo de Anderson Ferreira em Pernambuco vai "incentivar a economia circular junto aos municípios, através da coleta comunitária e destinação dos resíduos sólidos para tratamento na maior planta mecanizada da América Latina, localizada na Região Metropolitana", além de viabilizar um plano de engorda das praias de todo o litoral do Grande Recife e ampliar as políticas de proteção animal.

No quesito Governança, a candidatura do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes diz que deseja "focar na entrega efetiva de serviços ao cidadão e na melhoria do ambiente de negócios", tendo como diretriz um governo itinerante, mais presente nos municípios, ouvindo a população e os gestores municipais.

O texto relembra, também, que a bancada do PL na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) propôs três projetos de lei com base nas principais diretrizes do Plano de Governo: o que congela a base de cálculo do IPVA (TABELA FIPE) para o exercício de 2023, o que veda a prorrogação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal - FEEF, em vigor até 31/12/2022 e o que universaliza a Tarifa Social da Água.

Anderson Ferreira detalha essas propostas a partir das 14h30.

Tags

Autor