A Rádio Jornal inicia, nesta segunda-feira (08), a série de sabatinas com os candidatos ao governo de Pernambuco.
Serão duas sabatinas por dia, uma começando às 10h35 e outra às 11h15, durante a programação da Super Manhã.
O primeiro candidato a participar é o advogado e deputado federal Danilo Cabral, do PSB. Em seguida, no mesmo dia, o advogado Wellington Carneiro, do PTB, será sabatinado.
Com duração de 30 minutos, os postulantes a ocupar o Palácio do Campo das Princesas vão divulgar as propostas para conduzir o Estado e resolver os problemas da população.
A diretora de Jornalismo da TV e Rádio Jornal, Mônica Carvalho, falou sobre a importância da sabatina para que a população conheça melhor as ideias e projetos dos candidatos.
"As sabatinas são o início do nosso projeto de eleições, que já vem acontecendo com material institucional falando da importância das eleições, da importância de votar e da importância do voto. Nesse momento a gente começa a ouvir aqueles que estão postulando a vaga ao governo do Estado".
Mônica Carvalho lembrou ainda que, esse ano, temos eleições para presidente do Brasil, para governador e para deputados. "É uma eleição complexa, grande, e que vai definir os rumos do País pelos próximos quatro anos. E a Rádio Jornal, pioneira nisso, como faz todos os anos, vai dar a oportunidade ao ouvinte de entender o que essas pessoas, que querem governar Pernambuco, tem para oferecer ao Estado".
Na terça-feira (9) será a vez do ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, do PL, às 10h35. Dando sequência, será a vez do professor de História, Jones Manoel, do PCB, às 11h15.
Na quarta-feira (10), serão ouvidos a professora Cláudia Ribeiro, do PSTU, às 10h35, e o sargento do Corpo de Bombeiros, Jadilson Bombeiro, do PMB, às 11h15.
Na quinta-feira (11), a sabatina contará com a presença da ex-prefeita de Caruaru, a advogada Raquel Lyra, do PSDB, às 10h35. A advogada e deputada federal Marília Arraes, do Solidariedade, vem em seguida, às 11h15.
Na sexta-feira (12), último dia das sabatinas, será a vez do advogado e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, do União Brasil, às 10h35. Já o advogado João Arnaldo, do Psol, será entrevistado às 11h15, fechando os encontros com os candidatos.
O coordenador do Núcleo de Eleições do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Victor Tavares, explica que a definição dos dias e horários para entrevista dos candidatos foi decidida através de sorteio.
"A ordem foi definida por sorteio, na presença de representantes de todos os candidatos. Cada candidato vai ter 30 minutos de entrevistas para apresentar suas ideias, seu plano de governo, aquilo que pretende fazer pelos próximos 4 anos, caso vença a disputa pelo governo de Pernambuco.
Victor Tavares pontuou que a sabatina será um momento onde candidatos e candidatas serão questionados sobre os desafios do estado, sobre os problemas aqui de Pernambuco: saúde, segurança, educação, infraestrutura. "Nosso principal objetivo é aproximar os eleitores, os nossos ouvintes, das propostas de quem quer governar o nosso estado a partir do ano que vem", finalizou Tavares.
Vão participar da sabatina com os candidatos ao governo de Pernambuco o comunicador Wagner Gomes e o colunista Igor Maciel, titular da coluna Cena Política, do Jornal do Commercio.