A ex-prefeita de Caruaru e candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou nesta terça-feira (23) que, se eleita, vai trabalhar de modo prioritário para melhorar o ambiente de negócios no Estado. A declaração da tucana foi dada durante sabatina da Fecomércio-PE.
Na ocasião, Raquel deu detalhes sobre o programa "Facilita Pernambuco", que está no seu programa de governo. "Vamos desburocratizar a abertura de novas empresas e de novos negócios em Pernambuco. Em Caruaru, quando fui prefeita, a gente criou o Facilita Caruaru. Nós vamos criar o Facilita Pernambuco, para reduzir o tempo de abertura de novos negócios. A gente lá saiu de uma média de tempo de nove meses para 15 dias úteis, fazendo uma desburocratização e uma integração de todos aqueles que dialogam com a abertura de empresas no nosso território", disse.
Segundo a ex-gestora, a iniciativa vai fortalecer empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda no Estado, tudo isso através do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.
A ideia é que o programa inclua a digitalização do Licenciamento Ambiental em Pernambuco, e a agilização do processo de regularização das empresas junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
A candidata também falou a respeito da redução da informalidade, e afirmou ser urgente a inclusão dos empreendedores que ainda não estejam regularizados nos arranjos produtivos de cada região.
"Vamos desburocratizar o acesso à formalização. Vamos garantir que eles possam ter acesso a crédito e é isso que a gente tem que fazer em Pernambuco: transformar um ambiente de negócio não só para aqueles que já são estabelecidos na formalidade, mas garantir que os informais possam acessar a formalização e, com isso, possam também prosperar. É pegar esses informais pela mão e garantir que Pernambuco possa ser um estado parceiro, que apoia a formalização desses negócios, reduzindo a carga tributária", destacou a ex-prefeita.
No fim do evento, Raquel Lyra recebeu da Fecomércio-PE e da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Agenda Institucional do Sistema Comércio e o documento regional do Projeto Vai Turismo. O material reúne demandas e sugestões de setores representados pelo Sistema Comércio.
Entre os temas abordados pelos documentos, destacam-se o Comércio Exterior, o Bem-estar Social, a Macroeconomia, a Educação, a Infraestrutura, os investimentos convergentes, o incentivo ao turismo, a oferta qualificada e a governança.