A propaganda eleitoral gratuita de rádio e TV começa nesta sexta-feira (26). No primeiro dia de guia, irão ao ar os conteúdos dos candidatos a governador, deputado estadual e senador. No sábado (27), será a vez dos postulantes a presidente da República e a deputados federais.
Para determinar quanto tempo cada candidato terá no horário eleitoral, leva-se em consideração o número de parlamentares eleitos pelas siglas para a Câmara dos Deputados na eleição anterior, 2018. Segundo a legislação eleitoral, 90% do tempo total de propaganda são distribuídos proporcionalmente pelo número de deputados. O restante (10%) é dividido igualitariamente.
- Anderson Ferreira (PL): 48 segundos;
- Danilo Cabral (PSB): 4 minutos e 22 segundos;
- João Arnaldo (PSOL): 20 segundos;
- Marília Arraes (Solidariedade): 1 minuto e 9 segundos;
- Miguel Coelho (União Brasil): 2 minutos e 13 segundos;
- Raquel Lyra (PSDB): 49 segundos;
- Pastor Wellington (PTB): 19 segundos.
Cláudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB), Jones Manoel (PCB) e Ubiracy Olímpio (PCO) não terão direito a espaço no horário eleitoral.
Após realizar sorteio, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) também determinou a ordem de veiculação das propagandas. A sequência mudará todos os dias, e o primeiro a ser exibido em uma data, cairá para o último espaço no dia posterior e irá subindo gradativamente, até chegar mais uma vez ao topo.
No primeiro dia de propaganda eleitoral, a ordem será a seguinte: Raquel Lyra, Marília Arraes, Miguel Coelho, Pastor Wellington, João Arnaldo, Danilo Cabral e Anderson Ferreira.
O horário eleitoral gratuito vai ao ar até o dia 29 de setembro, no primeiro turno. Se houver segundo turno, os conteúdos serão veiculados entre 7 de setembro e 28 de outubro.
Neste período, os candidatos podem aparecer tanto nos 70 minutos que serão distribuídos em inserções durante a programação das emissoras, quanto nos 50 minutos de conteúdo que vão ser transmitidos em dois blocos de 25 minutos. No primeiro caso, as pílulas serão veiculadas de segunda a domingo, das 5h a meia-noite. No segundo, de segunda a sábado.
Em Pernambuco, o candidato que terá mais inserções na programação das emissoras é o socialista Danilo Cabral, com 428. Em seguida vêm Miguel Coelho, com 218; Marília Arraes, com 112; Raquel Lyra, com 80; Anderson Ferreira, com 73; João Arnaldo, com 33; e Pastor Wellington, com 31.