Eleições 2022

Raquel Lyra promete 'unir o Estado' e propõe aliança com o setor produtivo para a geração de empregos

A candidata a governadora também defendeu o incentivo à agricultura familiar durante visita ao Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE)

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 01/09/2022 às 15:54 | Atualizado em 01/09/2022 às 16:00
Américo Nunes/Divulgação
Raquel Lyra é a candidata do PSDB ao Governo de Pernambuco - FOTO: Américo Nunes/Divulgação
Leitura:

Durante sabatina na TV Guararapes na noite da última quarta-feira (31), a candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, afirmou que, se eleita, o seu papel na gestão será de "unir o Estado", a começar pelo Grande Recife. Na ocasião, a tucana também apresentou propostas nas áreas de segurança pública, saúde e educação, por exemplo.

"O papel da próxima governadora será unir o nosso Estado, a começar pela Região Metropolitana de Pernambuco e exercer seu papel de construir soluções na área de mobilidade, habitação, drenagem, emprego e permitir que essas pessoas possam viver melhor", destacou Raquel Lyra.

Confira participação de Raquel Lyra na sabatina da TV Jornal:

Quando questionada sobre como pretende colocar em prática as suas ideias, a ex-prefeita de Caruaru declarou que os recursos sairão dos cofres do próprio Estado, que segundo ela estão sendo mal administrados atualmente. "A população sabe que o dinheiro não tem sido bem gasto. Não é possível que no século 21 a gente não tenha água na torneira, não tenha direito a ser atendido na saúde, à assistência social e ao esgoto tratado", disparou.

Na manhã desta quinta (1º), Raquel Lyra esteve no Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa-PE), no Recife, com a candidata a vice-governadora na sua chapa, Priscila Krause (CID), e o postulante a senador, Guilherme Coelho (PSDB). No local, Raquel falou sobre as suas ideias voltadas para os agricultores e para a zona rural do Estado.

"A agricultura familiar precisa ser apoiada e cuidada com carinho pelo Governo de Pernambuco. Além de colocar a comida de qualidade na mesa da gente, ela garante o sustento de milhares de famílias. A gente vai fazer no estado o programa Terra Plantar, garantindo o acesso ao crédito para o pequeno produtor familiar", disse.

A ex-prefeita também falou sobre o programa Bom Prato, iniciativa de combate à insegurança alimentar, que implantará restaurantes populares para oferecer alimentação a preços acessíveis para a população mais pobre, comprando os insumos diretamente dos pequenos produtores rurais.

"O programa vai combater fortemente a desigualdade em Pernambuco e conta com restaurantes populares, unidades fixas e móveis, que oferecerão uma alimentação a baixo custo e alto valor nutritivo. Os ingredientes serão trazidos pela agricultura familiar. É uma proposta para garantir comida na mesa de quem precisa e permitir que o pequeno produtor possa ter emprego e renda", explicou Raquel.

Segundo o último levantamento do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, Raquel Lyra possui, atualmente, 11,7% das intenções de voto e ocupa a segunda colocação na corrida eleitoral, atrás apenas de Marília Arraes (SD), que aparece em 32,9% das menções. Confira abaixo a evolução dos principais candidatos:

Nesta quinta a tucana também participou do Diálogo da Indústria, realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), quando recebeu um documento com reivindicações do setor. Na ocasião, Raquel afirmou que as soluções para o desenvolvimento do Estado passam pela revisão da política tributária, infraestrutura, qualificação profissional, acesso à água e a desburocratização na abertura de novos negócios.

"Faremos uma aliança por novos empregos. Nosso compromisso é ter o setor produtivo como grande parceiro e protagonista do desenvolvimento que Pernambuco precisa, e para a abertura de novos empregos. Venho aqui me apresentar como alguém que demonstrou resultados significativos quando fui prefeita de Caruaru", disse a candidata.

"Vamos fazer Pernambuco ser um estado bom para empreender. Temos grandes oportunidades no setor turístico, na tecnologia da informação, nos polos regional e têxtil, e precisamos de planejamento estratégico. Mais do que sonhos, precisamos tirar projetos do papel", completou Raquel.

Comentários

Últimas notícias