ELEIÇÕES 2022

Qual candidato ao Governo de Pernambuco é o mais buscado no Google?

Após o início do guia eleitoral gratuito no Rádio e na Televisão, espera-se um interesse maior do eleitorado para conhecer candidatos sem o chamado recall em Pernambuco. De acordo com dados do Google Trends, essa foi a realidade para alguns dos nomes que concorrem ao Governo do Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 02/09/2022 às 15:29 | Atualizado em 02/09/2022 às 15:51
Notícia
X

Após o início do guia eleitoral gratuito no Rádio e na Televisão, espera-se um interesse maior do eleitorado para conhecer candidatos sem o chamado recall em Pernambuco. De acordo com dados do Google Trends, essa foi a realidade para alguns dos nomes que concorrem ao Governo do Estado.

Miguel Coelho (UB) e Raquel Lyra (PSDB) apresentaram ápice de buscas na última sexta-feira (26), primeiro dia de guia eleitoral, assim como no sábado (27). Marília Arraes (SD), líder nas pesquisas eleitorais, deu continuidade a um movimento ascendente de buscas após o guia eleitoral.

Candidato com maior tempo de TV, Danilo Cabral (PSB) aumentou um pouco o número de buscas pelo seu nome no Google. A tendência não se manteve até o dia seguinte e as buscas pelo governista caíram mais da metade.

Anderson Ferreira (PL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), também não conseguiu manter as buscas pelo seu nome após o guia eleitoral. Somente no último domingo (28) a procura voltou a crescer e se manteve até a segunda.

Cidades que mais buscam os candidatos ao Governo de Pernambuco

As buscas dos usuários do Recife pelos candidatos ao Governo de Pernambuco indicam um interesse difuso entre as cinco maiores candidaturas do estado. As busca na cidade, cuja Região Metropolitana concentra aproximadamente 42% do eleitorado, não dá vantagem clara a nenhum candidato.


No recorte dos últimos 30 dias, Marília Arraes lidera com 31% das buscas feitas na capital pernambucana entre as cinco candidaturas. Em seguida, estão; Raquel Lyra com 24%, Danilo Cabral com 17% e Anderson Ferreira e Miguel Coelho, com 14% cada.

Ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho mantém a hegemonia no interesse dos usuários da cidade, considerada a 'capital' do Sertão do São Francisco. O candidato do União Brasil também tem desempenho em destaque em Carpina e briga com os demais em Olinda.

Marília Arraes domina as buscas em Barreiros, Igarassu e em Paulista, cidade na qual tem o prefeito Yves Ribeiro (MDB) como principal aliado.

Danilo Cabral tem destaque na fatia de buscas de Surubim e Garanhuns. Ele aparece com alguma relevância nas buscas em Olinda, Recife, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, cidades da RMR, para além da própria capital pernambucana.

O nome de Raquel Lyra tem hegemonia nas buscas em Abreu e Lima, Caruaru, Vitória de Santo Antão e Igarassu, onde é apoiada pela prefeita Elcione Ramos (PTB). A 'capital do Agreste', em tempo, foi gerida pela ex-prefeita entre 2017 e março deste ano.

Anderson Ferreira não possui hegemonia de buscas em nenhuma cidade, segundo o Google. Ele rivaliza com Miguel Coelho em Carpina e com Raquel Lyra em Vitória de Santo Antão.

Tags

Autor