ELEIÇÕES 2022

No primeiro dia de guia eleitoral em Pernambuco, ausências chamam atenção

No primeiro dia de guia eleitoral, candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado se apresentaram na televisão. Alguns candidatos não apareceram e nomes da política foram 'escondidos'

Augusto Tenório
Cadastrado por
Augusto Tenório
Publicado em 26/08/2022 às 14:31 | Atualizado em 26/08/2022 às 15:45
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Os principais candidatos ao Governo de Pernambuco. Marília Arraes (Solidariedade), Anderson Ferreira (PL), Danilo Cabral (PSB), Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (União Brasil) e João Arnaldo (PSOL) - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM
Leitura:

No primeiro dia de guia eleitoral, candidatos ao Governo de Pernambuco e ao Senado se apresentaram na televisão. Estratégias e cores diferentes para cada tempo de TV foram colocadas em evidência, mas mas os minutos tela azul, indicando ausência de alguns candidatos, também foi marcante.

Os candidatos ao Governo de Pernambuco foram apresentados num segundo bloco do guia eleitoral. João Arnaldo (PSOL) e Wellington Carneiro (PRTB) não ocuparam os espaços previstos para suas coligações. No Senado (veja ao final desta matéria), André de Paula (PSD), Guilherme Coelho (PSDB) e Eugênia Lima (PSOL) não tiveram seus guias exibidos.

Raquel Lyra (PSDB) usou seus 49 segundos para destacar sua gestão em Caruaru, indicando atenção à população mais vulnerável e criação de creches. Ela foi prefeita da cidade entre 2017 e março deste ano.

Marília Arraes (SD), que lidera a corrida eleitoral, ocupou com música seus 1 minuto e nove segundos. As imagens de apoio mostram a população, muitos sinais e referências a Lula (PT), além de registros da candidata segurando um terço religioso.

Miguel Coelho (UB) tem 2 minutos e 13 segundos. Nesse tempo, destacou busca de recursos para o município, colocando os indicadores da sua gestão em contraste aos problemas de Pernambuco. Não citou seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), ex-líder do Governo Bolsonaro no Senado.

Dono do maior tempo de TV, 4 minutos e 22 segundos, Danilo Cabral (PSB) adotou tom de entrevista documental. Colocou sua família para falar sobre suas virtudes e destacou sua experiência como secretário do ex-governador Eduardo Campos (PSB), morto em 2014, mas retratado com riqueza de imagens.

Lula foi outra presença constante no tempo de TV de Danilo Cabral. O ex-presidente chegou a aparecer em vídeo, garantindo criação de empregos e uma reedição da parceria com Eduardo. Paulo Câmara (PSB), atual governador e altamente rejeitado, apareceu somente por alguns segundos, num vídeo ao lado de Danilo e Lula.

Anderson Ferreira (PL) dedicou boa parte dos seus 44 segundos para atrair o eleitorado conservador. Destacou a aliança com o presidente Jair Bolsonaro e sua passagem pela Câmara dos Deputados, como autor do estatuto da família. O ex-deputado afirmou que falará da gestão de Jaboatão dos Guararapes nos próximos guias.

João Arnaldo (PSOL) não apareceu no guia eleitoral, a despeito do tempo reservado para a federação PSOL-REDE. Procurada, a assessoria de comunicação disse investigar o motivo, uma vez que possuem protocolo de que o material foi enviado dentro do prazo.

Senado

Candidatos ao Senado abriram o guia eleitoral, mas foi onde a "tela azul" se fez mais presente. Isso porque não foram veiculados os guias de André de Paula (PSD), líder nas pesquisas eleitorais, além de Guilherme Coelho (PSDB) e Eugênia Lima (PSOL).

As equipes do PSD e do PSOL afirmaram ao Jornal do Commercio que enviaram o material com os guias e estão investigando o motivo de os vídeos não serem televisionados. A equipe do PSDB explicou que, no caso tucano, a ausência ocorreu por um erro interno e que, no próximo guia, Guilherme estará presente.

Gilson Machado Neto (PL) destacou sua aliança com Jair Bolsonaro, afirmando ser o único candidato ao Senado apoiado pelo presidente. Com o som de sanfona, fez referência ao objeto musical pelo qual ficou conhecido na época como ministro do Turismo do Governo Federal.

 

Teresa Leitão (PT), dona do maior tempo de TV entre os candidatos à Câmara Alta (2 minutos e 14 segundos), destacou seus mandatos de deputada estadual e trajetória relacionada à luta sindical da educação.

A parlamentar também deu destaque sua aliança com Lula, que enviou vídeo para a correligionária. Teresa chegou a alfinetar seus adversários, afirmando ser do mesmo partido do ex-presidente. Marília Arraes usa a imagem do petista, mas deixou a legenda em março.

Carlos Andrade Lima (UB), ex-candidato à Prefeitura do Recife, usou seus 1 minuto e 8 segundos para destacar sua carreira como advogado. Destacou, também, ser um candidato 'ficha limpa' e ter devolvido o dinheiro da campanha de 2020.

A seleção de vídeos incluídos nesta reportagem deu-se a partir da publicação do material pelos próprios candidatos nas suas respectivas redes sociais. Somente os vídeos não disponíveis em seus respectivos perfis deixaram de estar presente neste texto.

Comentários

Últimas notícias