ELEIÇÕES 2022: confira as propostas de Miguel Coelho para a mobilidade urbana em Pernambuco
Os cinco candidatos ao governo de Pernambuco mais bem colocados abordam o que pretendem fazer e agir diante dos desafios da mobilidade urbana e da infraestrutura do Estado, que impactam na vida de todos os pernambucanos
Miguel Coelho defende que o Estado tenha autonomia para a gestão do sistema de mobilidade e, por isso, propõe resgatar o papel do Estado no planejamento com a construção de uma robusta carteira de projetos nos diversos modais.
TRANSPORTE PÚBLICO
Propõe a ampliação do sistema integrado de transporte público na Região Metropolitana do Recife e adoção do modelo de integração por horário - uma espécie de Bilhete Único como o adotado em SP e RJ, por exemplo.
Também defende a cobrança de tarifas na RMR por trecho de percurso, ou seja, o passageiro paga pela distância percorrida no transporte.
CONFIRA as propostas dos outros candidatos:
- ELEIÇÕES 2022: conheça as propostas para a mobilidade urbana dos candidatos ao governo de Pernambuco
- ELEIÇÕES 2022: confira as propostas de Raquel Lyra para a mobilidade urbana
- ELEIÇÕES 2022: veja as propostas de mobilidade urbana para Pernambuco de Anderson Ferreira
- ELEIÇÕES 2022: confira as propostas de Marília Arraes para a mobilidade urbana em Pernambuco
E a integração do transporte complementar de algumas cidades do Grande Recife ao sistema de transporte público, além da criação de novas vias exclusivas de integração da RMR com as outras regiões do Estado. Mas sem dar muitos detalhes sobre esses projetos.
METRÔ DO RECIFE
O candidato Miguel Coelho é o que tem a posição mais clara sobre o problema que virou o Metrô do Recife. Defende a estadualização do sistema para, em seguida, realizar a concessão pública para a iniciativa privada. A partir daí, estimular a expansão da rede metroviária.
INFRAESTRUTURA
Miguel Coelho também promete implementar o Arco Metropolitano para desafogar o acesso aos centros urbanos da Região Metropolitana e melhorar o escoamento da produção. E defende a construção de um ramal ferroviário entre o Porto de Suape e o polo industrial da Mata Norte como solução para a logística e o transporte de cargas. Esse ramal ferroviário complementaria a obra do Arco Metropolitano para facilitar o transporte de passageiros.
CONFIRA a série ELEIÇÕES 2022 - Desafios da mobilidade urbana em Pernambuco:
- Na mobilidade urbana, os desafios são muitos para o futuro governador de Pernambuco
- Consórcio de transporte do Grande Recife ainda não fez a diferença
- Três horas, três ônibus e um metrô para percorrer 20 km: o preço que Rômulo paga pela imobilidade no Grande Recife
- Licitação das linhas de ônibus do Grande Recife é dívida de quase uma década
Promete lançar um programa permanente de recuperação e manutenção das estradas. Pretende duplicar 300 quilômetros de estradas mais movimentadas do Estado, entre elas as BRs 104, 423, 235 e 316 (entre Ouricuri e Araripina) e as PEs 90, 50, 60, 45, 40, 22 e 42.
A PE-90, entretanto, já está no pacote de concessões que a gestão do PSB está para licitar. Promete, ainda, duplicar a BR-232 entre São Caetano e Custódia, no Sertão.
MAIS da série ELEIÇÕES 2022 - Desafios da mobilidade urbana em Pernambuco:
Promete, também, viabilizar a conclusão da ferrovia Transnordestina até o Porto de Suape e a implementação de ramais ferroviários para interligar o polo industrial da Mata Norte e do Litoral Norte à Transnordestina até Suape.