Eleições 2022

Lula não deverá vir mais ao Nordeste no primeiro turno; saiba qual é a estratégia do petista

Sem a presença de Lula em Pernambuco, o candidato a governador Danilo Cabral viajou para São Paulo para gravar novas imagens com o petista para seu guia eleitoral

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 20/09/2022 às 19:43 | Atualizado em 20/09/2022 às 20:38
Arnaldo Carvalho/Divulgação
O candidato a governador Danilo Cabral viajou até São Paulo para gravar novas imagens com Lula, que será exibido em seu guia eleitoral - FOTO: Arnaldo Carvalho/Divulgação
Leitura:

O candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral (PSB) desembarcou nesta terça-feira (20) em São Paulo para gravar novas imagens ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o programa eleitoral.

Havia uma expectativa de que o líder do PT pudesse vir novamente a Pernambuco a partir desta semana, mas a coordenação de campanha de Lula teria optado por desistir dessa agenda que ocorreria no Nordeste - e incluiria também passagens pela Bahia e pelo Ceará. Nesta quarta-feira (21), haverá uma nova reunião com a coordenação da campanha. 

 

Nesta reta final da campanha para o primeiro turno, que ocorrerá no dia 2 de outubro, Lula deverá centrar esforços em regiões onde a rivalidade com o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é mais acirrada.

"A última decisão é de que a concentração de forças será no Sudeste. O presidente deverá cumprir agendas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, onde Lula já teve uma situação bem melhor", disse o senador pernambucano Humberto Costa, em conversa com Jornal do Commercio

Foi colocada na balança que, entre a vinda para o Nordeste, onde o petista tem larga vantagem em cima de Bolsonaro, segundo as pesquisas eleitorais mais recentes, seria mais válido investir em outras regiões para tentar aumentar o distanciamento com o presidente da República.  

De acordo com a última atualização do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer,Lula tem 57,9% de intenção de voto no Nordeste. Enquanto isso, Bolsonaro tem 22,44%, Ciro Gomes (PDT) aparece com 9,19% e Simone Tebet (MDB) conta com 3,28%. Brancos e nulos somam 1,8%

"Acho que tem que ter essa visão mais nacional e o próprio PSB concorda com isso. Nós estamos vendo o crescimento da candidatura de Danilo Cabral. No segundo turno e podemos trazer ele (Lula) depois, mais de uma vez ou até para uma visita mais demorada", afirmou Humberto Costa

PALANQUE ESTADUAL

A vinda do ex-presidente Lula seria um impulsionador importante para a candidatura de Danilo Cabral, que tem convocado aliados, lideranças e a população para fortalecerem o palanque. Acompanhado da candidata ao Senado, a deputada Teresa Leitão (PT), o socialista comentou sobre a agenda em São Paulo. 

"O presidente está animado com o crescimento da nossa campanha rumo ao segundo turno; e com a liderança de Teresa. Foi um encontro onde definimos a estratégia para esta semana de campanha e para a próxima, que é a última antes do primeiro turno", destacou Danilo Cabral.

"Precisamos eleger Lula já no dia 2 de outubro para o Brasil se livrar logo de Bolsonaro. Enquanto à nossa campanha, Lula terá um papel importantíssimo para garantimos a vitória no segundo turno, como já mostram as nossas pesquisas. Vamos juntos fazer esse reencontro de Pernambuco com o Brasil”, pontuou o candidato a governador.

AGREGADOR JC

De acordo com a última atualização do Agregador de Pesquisas JC/Oddspointer , o deputado federal do PSB, possui 8,1% das intenções de votos, empatado tecnicamente com o candidato do União Brasil, Miguel Coelho, que tem 8,6%.

Eles vêm logo depois de Anderson Ferreira (PL), com 11,7% e Raquel Lyra (PSDB), que possui 12,3%. A liderança das intenções de votos continua com a candidata a governadora do Solidariedade, Marília Arraes, que possui 34,8%, segundo atualização publicada no dia 14 de setembro.

Comentários

Últimas notícias